NOTÍCIAS

Desmatamento no Cerrado aumenta e governo anuncia plano de ação para preservação do bioma

Desmatamento no Cerrado aumenta e governo anuncia plano de ação para preservação do bioma

Dados do Prodes, o sistema de monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na terça-feira (28) mostram que o desmatamento no Cerrado aumentou pelo quarto ano seguido. Entre agosto de 2022 e julho deste ano, 11 mil km² de vegetação foram destruídos, o que representa alta de 3% em relação à medição anterior.

O pior resultado foi registrado na área chamada de Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Juntos, estes estados concentram 75% da área desmatada. Goiás e Mato Grosso, por outro lado, tiveram queda de 18% cada no desmatamento.

O Prodes destaca ainda que mais de 60% da devastação se deu em áreas particulares. E isso está dentro da lei, pois, no Cerrado, a legislação autoriza que os proprietários rurais eliminem até 80% da vegetação nativa na propriedade, conforme relatado pela Agência Brasil.

Plano de ação

Diante do aumento da destruição na região, o governo federal anunciou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado, o PPCerrado.

Entre as iniciativas propostas estão: mais controle das autorizações de derrubada da vegetação nativa, concedidas por estados e municípios; aumento da fiscalização sobre a legalidade do desmatamento, e expansão das áreas de proteção.

O programa ainda engloba a criação de novas unidades de conservação e o rastreamento de produtos agropecuários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »