NOTÍCIAS

Degradação na Amazônia Legal bate recorde e cresce 482% em 2025

Dados do Imazon mostram que área degradada chega a 33.807 km², maior índice da série histórica; Pará é o Estado mais afetado

A degradação florestal na Amazônia Legal atingiu 33.807 km² no ciclo de desmatamento de 2025, um aumento de 482% em relação ao período anterior, quando a área degradada foi de 5.805 km². O dado representa o maior número já registrado na série histórica do calendário, segundo informações do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), do Imazon.

A degradação é impulsionada principalmente por queimadas e extração madeireira, atividades que fragilizam a vegetação e abrem caminho para o desmatamento. A área afetada equivale, aproximadamente, ao território de Porto Velho (34.091 km²), a maior capital brasileira em extensão territorial.

O mês de fevereiro também registrou um recorde: foram 211 km² de floresta degradada, um aumento de 1.407% em relação ao mesmo período de 2024. Leia a íntegra do relatório (PDF – 203 kB).

O Pará foi o Estado mais afetado em fevereiro, com 75% da área degradada, seguido pelo Maranhão, com 14%. Os municípios com maior impacto também estão nesses estados: 7 no Pará e 2 no Maranhão.

DEGRADAÇÃO X DESMATAMENTO

A diferença entre degradação florestal e desmatamento está no impacto causado à vegetação e na possibilidade de recuperação da área afetada.

degradação florestal: se dá quando a floresta sofre danos significativos, mas sem a remoção completa da vegetação. Esse processo é causado, principalmente, por queimadas e exploração madeireira. A área degradada pode, em alguns casos, se regenerar naturalmente ou ser restaurada com ações ambientais;

desmatamento: refere-se à remoção total da cobertura florestal, geralmente para dar lugar a atividades como agropecuária, mineração ou expansão urbana. Diferente da degradação, o desmatamento não permite a regeneração da floresta de forma natural no curto ou médio prazo.

No caso da Amazônia, a degradação muitas vezes antecede o desmatamento, pois áreas enfraquecidas por queimadas e exploração madeireira se tornam mais vulneráveis.

Fonte: Poder 360


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS