NOTÍCIAS

Curitiba recebe alerta sobre alta carga viral de covid-19 em estações de esgoto

A Rede de Monitoramento Covid Esgotos publicou nesta terça-feira (04) uma nota de alerta para Curitiba. Foi detectado um forte aumento na carga do novo coronavírus no esgoto da capital em 28 de dezembro de 2021, 31 vezes superior à carga detectada na semana anterior.

Os dados foram obtidos pela soma das cargas das cinco Estações de Tratamento de Esgotos, monitoradas de Curitiba, que atendem juntas toda a população da cidade e uma fração da região metropolitana

Imagem ilustrativa

Desde agosto de 2021 as cargas não atingiam patamares tão elevados. Também foi observado uma duplicação no número de novos casos confirmados de covid-19 em Curitiba no período analisado, da última semana de 2021 em relação à semana anterior.

Rede de monitoramento

A rede de monitoramento acompanha as cargas virais e concentrações de covid-19 no esgoto de mais outras cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Esse trabalho, uma das maiores iniciativas brasileiras de monitoramento do vírus, busca ampliar as informações para o enfrentamento da pandemia de covid-19.


 

LEIA TAMBÉM: UNICEF PEDE 9.400 MILHÕES DE DÓLARES PARA CRIANÇAS AFETADAS POR CRISES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E COVID-19


 

Um dos principais objetivos é fornecer dados para auxiliar as autoridades locais de saúde na tomada de decisões relacionadas à manutenção ou flexibilização das medidas de controle para a disseminação da covid-19.

Também pode fornecer alertas precoces dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada.

Com os estudos, o grupo pretende identificar tendências e alterações na ocorrência do vírus no esgoto das diferentes regiões monitoradas, o que pode ajudar a entender a dinâmica de circulação do vírus.

Outra linha de atuação é o mapeamento do esgoto para identificar áreas com maior incidência da doença e usar os dados obtidos como uma ferramenta de alerta precoce para novos surtos, por exemplo.

A Rede é coordenada pela ANA e INCT ETEs Sustentáveis com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com os seguintes parceiros: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, a Rede conta com a parceria de companhias de saneamento locais e secretarias estaduais de Saúde.

Fonte: Tribuna PR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANO NOVO TRAZ RESOLUÇÃO SOBRE USO INTELIGENTE DE DADOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CRISE HÍDRICA FAZ COM QUE HIDRELÉTRICA DE ITAIPU REGISTRE A MENOR PRODUÇÃO DE ENERGIA DOS ÚLTIMOS 26 ANOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS