NOTÍCIAS

Técnicos da Cosanpa inspecionam obras de esgotamento sanitário no Una/PA e no Bengui/PA

Companhia cobra dos fornecedores a entrega de material de construção, em atraso desde o início da pandemia do novo coronavírus

obras-saneamento

Nesta segunda-feira, 30, a equipe técnica da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) visitou as obras de esgotamento sanitário, nos bairros do Una e Bengui, em Belém.

No bairro do Una, está em andamento a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá cerca de 90 mil habitantes e terá capacidade de tratar 475 litros de esgoto por segundo.

Este mês, completa um ano que o projeto foi retomado pela nova gestão da Cosanpa, após ficar cinco anos parado. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2022.


LEIA TAMBÉM: Reúso de esgoto tratado na agricultura e na indústria, em municípios baianos é discutido pela Embasa


Tratamento de Esgoto

“Por conta da pandemia, alguns fornecedores de materiais de construção atrasaram entregas e continuam pedindo prazos mais extensos para a produção de itens necessários para a obra. Por conta disso, os prazos foram revistos. Mas estamos cobrando das empresas contratadas agilidade no andamento da obra, pois sabemos a importância dessas estações para a população de Belém. Os índices de tratamento de esgoto são historicamente baixos em toda a região Norte e estamos empenhados em mudar essa situação e melhorar as condições de saneamento básico em todo o Pará”, explicou o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis.

No Bengui, a equipe visitou a Estação Elevatória de Esgoto V, que irá receber esgoto domiciliar para enviar à Estação de Tratamento de Esgoto, já construída no bairro. A Estação Elevatória está em fase de testes para entrar em operação efetivamente.

Fonte: Agência Pará.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Sabesp realiza melhoria no sistema de abastecimento em Caraguatatuba/SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »