NOTÍCIAS

Cantareira tem menor volume desde 2016, com 42% de chuvas

Cantareira tem menor volume

O Sistema Cantareira, principal manancial da Região Metropolitana de São Paulo, operava na sexta-feira (27) com 41,8% de sua capacidade, nível mais baixo no fechamento desde maio de 2016, quando marcou 36,9%, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)

Cantareira tem menor volume

Imagem ilustrativa do Canva (Cantareira tem menor volume)

O ano de 2016 foi o primeiro de recuperação após a crise hídrica. Para se ter uma ideia, o volume em 2015, nesta mesma data, era negativo:-9,8% —ainda mais baixo do registrado em 2014, de 6,8%.

Até ontem, só havia chovido 42,24% da média histórica — 31,6 mm, enquanto a média para maio é de 74,8 mm. Também choveu menos da metade do esperado em todos os outros sistemas de abastecimento de água.

O baixo volume de chuvas confirma as previsões de especialistas, diz Pedro Luiz Côrtes, professor de pós-graduação em ciência ambiental do IEE (Instituto de Energia e Ambiente) da USP (Universidade de São Paulo).

“Outros sistemas importantes também apresentaram chuvas bem abaixo da média. No Alto Tietê o volume de chuvas, até o momento, corresponde a 46% da média. No Guarapiranga, choveu apenas 15% do esperado. Tudo isso mostra, mais uma vez, o acerto dos prognósticos climáticos e essa situação não apresenta perspectivas de mudança nos próximos meses”, explica o especialista.

Ainda assim, o Cantareira, maior sistema de reservatórios do Estado, com capacidade total de 982 bilhões de litros, é o que mais preocupa.

“A situação do Sistema Cantareira é muito preocupante e os prognósticos climáticos não indicam uma mudança de cenário ao longo dos próximos meses”, analisa Côrtes.


 

LEIA TAMBÉM: O REÚSO DE ÁGUA E AS CRISES HÍDRICAS NO BRASIL


 

O último aumento de volume no sistema foi registrado no dia 10 de abril, de 0,1 p.p. (ponto percentual). Desde então, só houve queda. Se considerado apenas o fechamento de cada mês, o último saldo positivo foi registrado em fevereiro.

A previsão para junho é que as chuvas se mantenham dentro da média, diz Franco Villela, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

“A expectativa é que haja cerca de 50 mm a 60 mm de chuva, o que é típico para o mês”, diz. A média histórica do sexto mês do ano é de 57,1 mm.

Ainda que chova exatamente a média histórica, a tendência é que o volume de água do Cantareira chegue em setembro abaixo de 30%, levando em conta a previsão mais recente do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), publicada no dia 3 de maio.

A escala da Sabesp para medir o volume útil dos reservatórios e classificar a gravidade da situação aponta como normal um nível igual ou maior que 60%. Quando o nível fica entre 40% e 60%, o estado é de atenção. Entre 30% e 40%, de alerta. Entre 20% e 30%, o estado é de restrição. Abaixo de 20%, o nível é considerado crítico.

Veja o nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo, segundo a Sabesp:

  • Alto Tietê: 62,5% (baixa de 0,8 p.p. em relação à semana passada)
  • Guarapiranga: 79,8 (-2,5 p.p.)
  • Cotia: 84,9 (-1,8 p.p. )
  • Rio Grande: 99,2 (-1,1 p.p.)
  • Rio Claro: 43,5 (-0,9 p.p.)
  • São Lourenço: 92,1 (-2,2 p.p.)

Fonte: Notícias UOL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOSIS LISTA VANTAGENS DE INSTALAR UM SISTEMA DE AERAÇÃO POR AR DIFUSO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: USINA DE DESSALINIZAÇÃO DO ATACAMA, DESENVOLVIDA PELA GS INIMA, PREMIADA NO GLOBAL WATER AWARDS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS