NOTÍCIAS

Cagece realiza melhorias na estação de tratamento e garante otimização dos serviços

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou um conjunto de melhorias na Estação de Tratamento Jaburu, localizada na Serra da Ibiapaba/CE

 

eta

Imagem Ilustrativa

 

O conjunto de melhorias tem como objetivo otimizar ainda mais a qualidade da água e garantir a continuidade do abastecimento. Além do incremento na distribuição, possibilitado por uma maior vazão na captação, as ações têm resultado também em redução na aplicação de produto químico e no consumo de energia, o que torna os processos mais sustentáveis.

Dentre os serviços realizados, a instalação de novos equipamentos para garantir mais eficiência à adutora de água bruta e a realização de manutenções preventivas e corretivas na operação de captação de água. Além disso, por meio da realização de testes em várias etapas do tratamento de água, a unidade conseguiu realizar importantes ajustes técnicos no que se refere a aplicação de produtos químicos, de modo a garantir a qualidade da água produzida pela estação.


LEIA TAMBÉM: FERNANDO DE NORONHA GANHARÁ NOVO SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO


Impacto na distribuição de água

Os resultados já estão impactando positivamente em toda distribuição de água da região, de acordo com a gerente da Cagece na Serra da Ibiapaba, Nataly Acácio.

“A Jaburu é a terceira maior estação de tratamento de água da Cagece e possui um plano de melhorias contínuo. O conjunto de ações aplicado nesse momento já está garantindo melhor qualidade e mais continuidade nos serviços ofertados para mais de 300 mil pessoas no Ceará. Foi tudo perfeitamente executado, mas temos um plano ainda maior para a estação”.

Todas as ações de melhoria realizadas na ETA Jaburu foram discutidas com os respectivos especialistas para aprofundamento das ideias e direcionamentos necessários. O trabalho contou principalmente com a parceria das equipes da companhia responsáveis pela operação, eletromecânica e coordenação de expansão da unidade. Diante dos bons resultados alcançados, a companhia já possui outros projetos em andamento para a Serra da Ibiapaba, seguindo a mesma proposta de realização gradativa, sempre mantendo a premissa de melhoria contínua.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BARRAGEM NO AGRESTE ENTRA EM COLAPSO E AFETA ABASTECIMENTO DE 63 MIL HABITANTES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONSÓRCIO PCJ JÁ FALA EM AÇÕES PARA MANTER O ABASTECIMENTO DE ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS