Notícias

Consórcio PCJ já fala em ações para manter o abastecimento de água

Publicado em 19/02/2021 às 11:19:06

A possibilidade de desabastecimento de água em municípios atendidos pelo Sistema Cantareira, será tema de reunião on-line nesta quinta (18).

 

sistema da cantareira

Estudos apontam a estiagem como um dos fatores que poderá afetar diretamente os municípios abastecidos pelo sistema

 

A possibilidade de desabastecimento de água em municípios atendidos pelo Sistema Cantareira será tema de reunião on-line nesta quinta (18). O encontro é organizado pelo Consórcio PCJ – que trata das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Estudos apontam uma forte estiagem em 2021, que vai obrigar à necessidade de ações nas cidades para evitar “impactos na disponibilidade hídrica”.

Uma cartilha com o tema “Influência do Clima no Sistema Cantareira – Cenários para 2021” será apresentada na reunião e comentada pelos técnicos da entidade. O professor Antônio Carlos Zuffo, da Unicamp, também foi convidado para comentar os dados.

Sem falar em racionamento de água, o Consórcio PCJ aponta que as vazões de afluência aos reservatórios iniciaram uma queda desde o ano 2000 e “desde então não voltaram a subir mais, ao mesmo tempo em que as precipitações médias nas Bacias PCJ também não têm sido satisfatórias”.

Nos últimos quatro anos, conforme destacam os técnicos, a queda no volume de chuvas chegou a 23,2%, como registrado ano passado.

“O Consórcio PCJ, atento a esses comportamentos, elaborou cartilha sobre o funcionamento do Sistema Cantareira e a relação com o Balanço Hídrico das Bacias PCJ para iniciar um processo de sensibilização dos municípios, empresas e sociedade sobre a necessidade de campanhas imediatas de uso racional de água”, completa.

 

LEIA TAMBÉM: Copasa faz rodízio no abastecimento de água em Betim

Em nota, a DAE Jundiaí informou que participa das reuniões do Consórcio PCJ e que tem feito investimentos nos últimos anos voltados à segurança hídrica. Em relação à represa, ela registra neste momento 80% da capacidade – equivalente a 7,4 bilhões de litros de água. Para manter o nível da represa em condições operacionais, a empresa utiliza a reversão do rio Atibaia.

A DAE pediu a colaboração da população para fazer o consumo consciente, adotando novos hábitos no dia a dia, tais como:

  • tomar banhos de até cinco minutos;
  • escovar os dentes com a torneira fechada;
  • checar vazamentos, retirar os restos de comida antes de lavar a louça;
  • varrer a calçada ao invés de usar a mangueira;
  • usar um regador para molhar as plantas e
  • evitar lavar o carro.

 

O que é

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 29 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água.

 

Fonte: TribunaDeJundiai

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Texas enfrenta falta de água potável


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *