BIBLIOTECA

ANEPP – Águas Subterrâneas

ANEPP é uma organização não governamental, que congrega empresas com qualificação técnica e legal para execução de poços tubulares no país.

Química Ambiental

Química Ambiental: não é a ciência da monitoração ambiental, mas sim de tornar compreensíveis os mecanismos que definem e controlam a concentração de espécies químicas no ambiente.

Novo Marco Legal do Saneamento: Mapeamento da Demanda Industrial

O Plano Nacional de Saneamento Básico prevê que os investimentos possam atingir cerca de R$ 415 bilhões até 2033. Dado esse volume de demanda, o BNDES analisou o segmento a partir de uma ótica sistêmica, mapeando a demanda de bens industriais, especificamente tubulação, equipamentos e produtos químicos. O objetivo é permitir que essas indústrias capturem as melhores oportunidades graças a uma maior previsibilidade da demanda.

Hidrogênio Verde e o Papel do Reúso e da Dessalinização

Em uma avaliação histórica do consumo mundial de energia, observa-se um crescimento muito relevante no século XX. Enquanto a população mundial cresceu aproximadamente 6 vezes, o consumo de energia avançou 80 vezes (1). Uma clara evidência de desenvolvimento econômico e maior aumento do consumo per capita de energia.

O que é a Água Dura?

O evento responsável pela água dura é a composição da água com alto teor de minerais, formada quando a água se infiltra através de depósitos de calcário, giz ou gesso, que são amplamente constituídos por carbonatos de cálcio e magnésio, bicarbonatos e sulfatos.

Portaria MTP Nº 1846 DE 01/07/2022

Portaria MTP Nº 1846 DE 01/07/2022 – Aprova a nova redação da NR nº 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.

A carne grelhada é segura para comer?

Comer carne grelhada, grelhada e defumada contribui com uma proporção substancial da ingestão total de HPAs, que pode representar um risco a longo prazo.

Conhecendo as diferentes faces do ozônio

A fim de contribuir para a disseminação do conhecimento sobre o O3, aqui é descrito, por meio de uma revisão atualizada da literatura, o processo de formação do O3 em cada camada atmosférica, seu impacto na saúde humana e, também, os fatores que causam a depleção da camada de ozônio.

Biocrostas – Plantinhas de laboratório que podem salvar os desertos

As biocrostas formam uma importante camada viva no deserto árido, como uma cobertura que atua prevenindo tempestades de areia e ancorando as plantas.
As biocrostas vivas são compostas por cianobactérias, musgos, líquens e fungos, todos os quais protegem e fertilizam o solo do deserto para que ele possa hospedar plantas maiores.

Análise de sistema de distribuição de água real no sul de Minas Gerais com o uso de sistema de informação geográfica

O presente estudo avaliou uma rede real de distribuição de água de uma região montanhosa do sul de Minas Gerais, através do uso de ferramentas, como o Sistema de Informações Geográficas, e as simulações computacionais da rede com auxílio de um software, o Epanet, objetivando avaliar as causas das perdas reais de água nas redes de distribuição e evitar as mesmas.

A rota do plástico: do lixo aos ecossistemas marinhos

O plástico representa a maior, mais prejudicial e mais persistente fração de todos os resíduos produzidos pelo homem que acaba nos ecossistemas marinhos, representando 85% do total, adverte um relatório publicado em 2021 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), envolvendo mais de 70 cientistas. O documento estima que cerca de 11 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos anualmente e que, até 2040, isto deverá triplicar.

Como eliminar o Ferro e Manganês da água?

Os FILTRO DE REMOÇÃO DE FERRO E MANGANÊS removem teores de ferro e de manganês de água de poços artesianos em etapa única, operando em fluxo descendente com um leito filtrante misto composto de areia de rio lavada e seca e composto de alta atividade catalítica a base de manganês tecnicamente selecionado, processado, esterilizado e ativado.

Morbidade e mortalidade por doenças cardiorrespiratórias associadas à poluição do ar

Diante da importância dos fatores ambientais relacionados à saúde pública, da crescente urbanização e industrialização do Brasil e de Santa Catarina que está relacionada com a poluição atmosférica, este estudo tem como objetivo identificar os índices de morbidade (internações) e mortalidade por doenças cardiorrespiratórias associadas à poluição do ar no Brasil e em Santa Catarina, ocorridos no período de 2008 a 2019.

Perspectivas para a energia nuclear no Brasil

Este trabalho tem o propósito de abordar algumas considerações importantes quanto ao uso do fornecimento de energia nuclear para o Brasil, relatando a situação desta fonte de energia, assim como estudando o caso de Chernobyl como forma de compreender erros e analisando possíveis formas de melhorar a segurança e a eficiência dessa fonte elétrica.

Bacias hidrográficas transfronteiriças: saneamento e saúde ambiental sem fronteiras

O presente estudo busca suscitar o debate acerca das bacias hidrográficas transfronteiriças e sua relação com os desafios ao saneamento sem fronteiras. O recorte territorial de bacia hidrográfica para o Brasil, um país com dimensões continentais, implica enormes esforços no campo diplomático, econômico e social. Esse espaço singular é materializado em 15.719 km, área correspondente a cerca de 27% do território nacional, aproximadamente 10 milhões de habitantes e 588 municípios.