BIBLIOTECA

Avaliação da sustentabilidade de sistemas de reúso de água cinza doméstica para agricultura familiar em comunidades rurais do estado do Ceará

Resumo

A região semiárida do Brasil sofre historicamente com a escassez hídrica, causada pelas condições climáticas características e acentuada por aspectos como aumento da população, poluição dos mananciais e má gestão da água. O reúso é uma alternativa de uso sustentável do recurso que pode amenizar os impactos gerados pela seca. O Sistema Bioágua Familiar (SBF) é uma tecnologia social de tratamento de água cinza doméstica para irrigação agrícola que trata o efluente por mecanismos físicos e biológicos através dos seguintes componentes: caixa de gordura, filtro biológico de fluxo descendente composto por cinco camadas de matéria orgânica e inorgânica, tanque de armazenamento e sistema de irrigação por gotejamento. No estado do Ceará, os Sistemas foram implantados em três comunidades rurais nos municípios de Cascavel, Piquet Carneiro e Itatira. Desta forma, este estudo teve como objetivo avaliar a sustentabilidade ambiental e socioeconômica do uso de treze desses sistemas nas referidas comunidades. O estudo seguiu os passos metodológicos do MESMIS, que utiliza Indicadores de Sustentabilidade para avaliar sistemas de manejo agrícolas. Os dados foram provenientes de aplicação de questionários e de análises laboratoriais de água e solo. Foram selecionados oito Indicadores de Sustentabilidade Compostos: Recursos Hídricos; Qualidade do Solo; Situação de saúde; Trabalho e suas Relações; Situação Econômica; Adaptação; Produtividade; e Autogestão. Ao mensurá-los, sendo 1,00 a nota não desejável e 3,00 a nota tida como ideal, chegou-se aos seguintes resultados, consecutivamente: 2,29; 1,90; 2,28; 2,08; 2,44; 2,44; 2,13; e 2,12. A maioria dos sistemas produtivos apresentou regularidade segundo os Índices de Sustentabilidade Geral (ISG), indicando estarem em um bom estado de sustentabilidade, no caminho para alcançarem o ideal.

Introdução

Apenas 30% dos recursos hídricos brasileiros estão disponíveis para 93% da população, e a região Nordeste, por exemplo, que abriga 28,91% da população, dispõe apenas de 3,3% desse volume (MACHADO, 2003). Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias para amenizar os impactos gerados pela seca, esta ocasionada pelas condições climáticas ou aspectos como o acréscimo do consumo de água, poluição dos corpos hídricos, desmatamento e má gestão do recurso. Uma alternativa potencial de racionalização desse bem natural é o reúso de água para utilização em atividades que não requerem a utilização de água potável, como a irrigação agrícola. É importante ressaltar que o déficit hídrico está diretamente relacionado também com a carência de alimentos (BERNARDI, 2003).

A água reutilizada pode ser proveniente de efluentes domésticos ou industriais tratados. E, a aplicabilidade do reúso vai depender, além das necessidades locais, do nível de qualidade da água requerida e da vazão produzida. As diferentes modalidades potenciais de reúso dependem de características, condições e fatores locais, tais como decisão política, esquemas institucionais, disponibilidade técnica e fatores econômicos, sociais e culturais (HESPANHOL, 2008).

A água cinza é o efluente doméstico que não possui contribuição da bacia sanitária, ou seja, os efluentes gerados pelo uso de chuveiros, banheiras, pias, lavatórios e máquinas ou tanques de lavar roupas (HESPANHOL, 2008). Tais efluentes apresentam baixo teor de matéria orgânica e microrganismos patogênicos, se comparados ao proveniente do vaso sanitário (água negra), e podem ser reutilizados para fins não potáveis, como na irrigação, caso deste estudo. Foi investigado sobre o Sistema Bioágua Familiar (SBF), sistemas de reúso de águas cinzas domésticas para agricultura familiar, sendo uma alternativa para a produção de alimentos e redução da contaminação ambiental nos quintais das famílias agricultoras da região semiárida brasileira (SANTIAGO et al., 2012). No Ceará, os sistemas foram implantados e executados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, com financiamento do Banco Mundial e do Governo do Estado.

A tecnologia dos sistemas consiste em um tratamento físico e biológico da água cinza doméstica. O sistema funciona da seguinte forma: o efluente coletado converge por gravidade em tubulações até a caixa de gordura, que funciona como um pré-tratamento, fazendo a primeira separação sólido-líquido e retirando partículas mais grosseiras e gordura, e depois é direcionada, ainda por gravidade, para o filtro biológico, composto por cinco camadas (húmus com minhocas, raspa de madeira, areia, brita e seixo), onde ocorre o processo de filtragem por mecanismos de impedimento físico e biológico dos resíduos ainda presentes na água cinza, sendo a matéria orgânica biodegradada por uma população de microorganismos e minhocas da espécie Eisenia foetida (SANTIAGO et al., 2015). E, por fim, a água é encaminhada para o tanque de reúso, onde é armazenada e bombeada para o sistema de irrigação por gotejamento. A água de reúso tratada é utilizada num sistema fechado de irrigação destinado à produção de hortaliças, frutas, plantas medicinais e outros tipos de alimentos.

O tema deste estudo investiga uma tecnologia social que lida com a água de reúso, alternativa de valoração e uso susentável da água, sendo muito importante para a região semiárida brasileira, que sofre historicamente e frequentemente com a escassez hídrica e a vulnerabilidade socioambiental.

Autores: Mônica Teles Barbosa; Adriana Sotero Martins; Francisco José Freire de Araújo e Maria José Salles.

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS