NOTÍCIAS

ArcelorMittal Tubarão adota água de reúso de esgoto sanitário para fins industriais

logos

A ArcelorMittal Tubarão e o governo do Espírito Santo assinaram um termo de compromisso que prevê a compra mensal para fins industriais, pela produtora de aço, de 540 metros cúbicos/hora (ou 150 litros/segundo) de água de reúso de esgoto sanitário, proveniente de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Reúso da CESAN

agua-de-reuso

Imagem ilustrativa

A aquisição será feita por contrato de 25 anos, podendo ser renovado, e reduzirá ainda mais a demanda da usina por água do rio Santa Maria da Vitória, disponibilizando maior volume do recurso para a sociedade. A assinatura foi formalizada no Palácio Anchieta, com presença do Governador Renato Casagrande, do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, do vice-presidente de Operações de Aços Planos ArcelorMittal Brasil, Erick Torres, e do executivo que assumirá como CEO Aços Planos América do Sul a partir de outubro, Jorge Oliveira.

A ação está integrada a um projeto lançado pelo governo do estado, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para tratamento de esgotos sanitários para fins de reúso industrial, cujo objetivo é firmar parceria com grandes empresas para contratação de um novo sistema de tratamento em substituição ao da ETE Camburi. O objetivo do PMI é construir uma nova estação de tratamento de esgoto sanitário, tecnologicamente mais moderna e eficiente, em área menor que a ocupada hoje no sítio aeroportuário, também com capacidade de fornecimento de água de reúso para fins industriais.


LEIA TAMBÉM: CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL USA EFICIENTE TECNOLOGIA DE ESGOTO PARA VIABILIZAR REUSO DE ÁGUA


O processo da CESAN de contratação da empresa que investirá na planta será feito por licitação.

Para a Cesan, a inovação visa fortalecer sua gestão sustentável, gerar receita, reduzir impactos e preservar a água. Para a ArcelorMittal Tubarão, a ação coloca a unidade em posição de vanguarda no estado e entre as primeiras no país a implantar essa alternativa hídrica. “Essa parceria é um marco na nossa história e na do Espírito Santo. Com a formalização, seremos a primeira empresa capixaba a adquirir água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário em grande escala”, explicou o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais, João Bosco Reis da Silva.

O Termo de Compromisso prevê ainda a doação, pela ArcelorMittal Tubarão, de uma área de 11 mil metros quadrados, na região do bairro São Geraldo, em Serra, para a construção da nova ETE. “Essa parceria inédita representa uma conquista importante não só para a empresa, mas também para a administração pública e para toda a sociedade capixaba. Estamos escrevendo um novo capítulo na história da segurança hídrica do Espírito Santo”, completa o gerente.

Fonte: Portos e Navios. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DOENÇA DA URINA PRETA: O QUE SE SABE SOBRE POSSÍVEL SURTO NO AMAZONAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISA REVELA QUE ANÁLISE DE ESTAÇÕES EM BACIAS QUE ALIMENTAM O LAGO DE FURNAS APRESENTAM PRESENÇA DE CONTAMINANTES FECAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS