NOTÍCIAS

ANA compartilha com as Nações Unidas a situação do Brasil na implementação de ferramenta de gestão das metas do ODS 6

ANA compartilha com as Nações Unidas – A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou da reunião virtual dos países que participam do projeto Água no Mundo que Queremos, liderado pelo Instituto para Água, Meio Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas (UNU-INWEH na sigla em inglês); pelo Centro Internacional para Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e pela Korea Environment Corporation.

A ANA apresentou um panorama sobre a experiência do Brasil na terceira fase do projeto em termos da aceleração do alcance das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), cujo tema é Água Potável e Saneamento

ANA compartilha com as Nações Unidas

Imagem ilustrativa do Canva (ANA compartilha com as Nações Unidas )

A assessora especial Internacional, Gisela Forattini, e a assessora Fernanda Abreu apresentaram o estágio de implementação do uso do Sistema de Suporte a Políticas para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (SSP-ODS 6) no Brasil, que foi convidado a ser o ponto focal do projeto na região formada por América do Sul, Caribe e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nessa terceira fase do projeto. Representantes da Tunísia e Paquistão também apresentaram a situação do uso da ferramenta em seus países.

As servidoras da ANA apresentaram as principais evidências que podem apoiar o Brasil no alcance das metas do ODS 6. Além disso, falaram sobre as principais dificuldades de implementação da ferramenta SSP-ODS 6 no Brasil, como dados insuficientes para alimentação do sistema, a diversidade de realidades de um país de grande extensão territorial e a presença de questões similares para os diferentes indicadores contidos na plataforma. Por fim, Gisela e Fernanda sinalizaram que a ferramenta não considera se os recursos financeiros disponíveis são suficientes ou não para o alcance das metas do ODS 6.

Além disso, as representantes da ANA abordaram que está em andamento a organização de um workshop sobre a implementação da ferramenta SSP-ODS 6 no Brasil, a ser apresentado aos países da CPLP, que acontecerá em Lisboa em julho de 2022. Gisela e Fernanda afirmaram, ainda, que a Agência apoiará a UNU-INWEH na realização de workshops regionais da terceira fase do projeto, tendo o Brasil possivelmente como sede do workshop na América Latina. Outra entrega da ANA será a publicação de documento sobre a implementação da ferramenta no Brasil com versões em português, inglês e espanhol.

SSP-ODS 6

A ferramenta SSP-ODS 6 permite que os países acompanhem como está o cumprimento das metas do ODS 6, gerando um diagnóstico e traçando orientações de como se aproximar do atingimento das metas. O Sistema foi criado pelo UNU-INWEH e pelo Escritório para Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNOSD) em parceira com o Ministério do Meio Ambiente da Coreia do Sul e com a Korea Environment Corporation. O SSP-ODS 6 está sendo implementado em 34 países, como na Coreia do Sul, Costa Rica, Paquistão e Tunísia.


 

LEIA TAMBÉM: PLANO DE CONTINGÊNCIA DA ANA PROPORCIONA O ENCHIMENTO DOS RESERVATÓRIOS DO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL QUE FECHARAM O MÊS DE ABRIL ENTRE 64% E 99% DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA


 

A ferramenta SSP-ODS 6 é dividida em sete componentes: estado, financiamento, capacidade, governabilidade, gênero, resiliência e integridade. A partir de uma visão nacional e realista do panorama dos indicadores em cada um desses componentes, são gerados evidências e subsídios para otimizar os processos de tomadas de decisão para ações e políticas públicas referentes ao ODS 6 no Brasil, o que inclui o setor público, a iniciativa privada e organizações não governamentais (ONGs).

A partir da implementação do SSP-ODS 6 pelo Brasil, tornou-se possível replicar a metodologia para os países da CPLP, no âmbito do projeto de cooperação regional coordenado pela ANA. Para obter um resultado robusto na implementação da ferramenta, a Agência se baseou nos princípios de cooperação multisetorial, convidando a participar dessa iniciativa os principais especialistas em ODS 6 no Brasil de diferentes áreas, como: setor público, academia, organismos internacionais e ONGs.

Em 2020, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico estabeleceu parceria com a UNU-INWEH com o intuito de contribuir com a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), sobretudo quanto à realização do ODS 6 no Brasil. Com isso, a ANA iniciou o processo de implementação da ferramenta SSP-ODS 6.

ODS 6

O ODS 6 Água Potável e Saneamento busca assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. Sua meta 6.3 é de melhorar a qualidade da água por meio da queda da poluição e o estímulo à reutilização do recurso. A meta 6.4 prevê aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores e reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez hídrica. Segundo a meta 6.5, os países deverão implementar a gestão integrada de recursos hídricos, inclusive via cooperação transfronteiriça no caso de águas internacionais. Já a meta 6.6 é de proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água, como aquíferos e zonas úmidas.

Fonte: ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GOVERNANÇA DA ÁGUA, E HORA DE INOVAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CLORITO DE SÓDIO, O QUE É E PRINCIPAIS APLICAÇÕES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS