NOTÍCIAS

Ampliação da ETE Pinheirinho em Vinhedo/SP vai quase dobrar a capacidade de tratamento de esgoto

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, esteve na semana passada, nas obras da segunda fase de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheirinho

 

tratamento-esgoto

Imagem Ilustrativa

 

O novo sistema vai quase dobrar a capacidade de tratamento de efluentes da estação, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo. A unidade Pinheirinho, construída há 20 anos, é responsável pelo tratamento de 75 % do esgoto do município. A primeira etapa da ampliação foi executada no ano passado.

“Estamos investindo como nunca em saneamento básico em Vinhedo, com obras de fundamental importância para consolidar o desenvolvimento da nossa cidade. As obras não só buscam a segurança hídrica para nossos moradores, como já servem de alicerce para a Vinhedo do futuro, mais humana e mais sustentável”, disse Dario.

Nesta segunda fase, a ETE Pinheirinho está recebendo a implantação dos novos sistemas de armazenamento e dosagem da solução de hidróxido de sódio e de cloreto férrico e o novo sistema de tratamento preliminar, composto por peneiras finas e caixas de areia.  Também faz parte dessa etapa a instalação de mais quatro novos sopradores para alimentação dos tanques de aeração e a reforma dos três reatores, obra em andamento que pôde ser acompanhada de perto pelas autoridades durante a visita.

“A readequação do sistema ETE Pinheirinho vai permitir que a população seja atendida com eficiência pelos próximos 10 anos”, ressaltou o superintendente Jaderson Spina. A obra no valor de R$ 6 milhões está sendo executada a partir do repasse do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e com verbas próprias da Sanebavi. A conclusão está prevista para o final deste ano.

Nova rede coletora

Outra obra importante que a autarquia está realizando e que foi acompanhada pela comitiva é a implantação uma nova rede coletora, com aproximadamente 300 metros, do esgoto da região do Vista Alegre até a ETE Pinheirinho.  A tubulação está sendo instalada próximo à rede antiga, que será desativada, e vai ter o dobro do tamanho,  passará de 300 mm para 600mm de diâmetro, adequando o sistema para a carga de efluentes daquela região, que atende cerca de 10 bairros, mais de 14 mil pessoas.


LEIA TAMBÉM: CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL USA EFICIENTE TECNOLOGIA DE ESGOTO PARA VIABILIZAR REUSO DE ÁGUA


“A rede antiga, além de insuficiente para o escoamento, estava obstruída, dando refluxo no esgoto, que acabava extravasando, caindo no córrego e indo para os municípios vizinhos. Esse problema vem de anos, nós descobrimos há pouco tempo e já  estamos resolvendo em definitivo com a implantação desse emissário, que atenderá  satisfatoriamente toda aquela região e, principalmente, promoverá qualidade ambiental”, afirmou Spina.

A obra emergencial, no valor de aproximadamente R$ 500 mil reais, está sendo custeada pela autarquia.

Reativação dos poços no município

A recuperação do poço artesiano no perímetro da ETE Pinheirinho, desativado há mais de dois anos, foi outra obra inspecionada pelo dr. Dario e sua comitiva. A intervenção vai permitir que o poço volte a operar, possibilitando a extração de 11m³/ hora, o que corresponde a 220 mil litros por dia.  A intenção é melhorar a oferta de água para população de vários bairros e utilizar parte do recurso na operacionalização da Estação Pinheirinho.

“Vamos estender a manutenção a outros poços que estão desativados, recuperando e trabalhando para que voltem a produzir água para o município. Essa é mais uma medida que a Sanebavi está realizando para o enfrentamento do período de estiagem”, explicou Spina.

Fonte: Jornal de Vinhedo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING À SERVIÇO DO TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SISTEMA CANTAREIRA PODE TERMINAR ANO COM 30% DE SUA CAPACIDADE; GRANDE SP CORRE RISCO DE CRISE DE ABASTECIMENTO, DIZ ESPECIALISTA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS