NOTÍCIAS

Ypê investe em economia circular e espera reaproveitar mais de 950t de papelão ao ano

Ypê investe em economia circular e espera reaproveitar mais de 950t de papelão ao ano

Em parceria com a KWM e o Grupo Penha, iniciativa da indústria fecha o ciclo dos resíduos, transformando-os em matéria-prima para novas embalagens

A Ypê, uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do Brasil. Bem como, também implementa um projeto de economia circular usando caixas de até 100% de papelão reciclado. A empresa conta com uma parceria com o Grupo Kapersul Waste Management (KWM) e o Grupo Penha. Além disso, o projeto inicial tem uma média mensal de reaproveitamento de 60 a 80 toneladas de papelão. Esse processo traz o resultado de 15 tipos de caixas diferentes, totalizando 400 mil unidades por mês.

“As novas embalagens produzidas representam um avanço significativo na redução de emissões e na criação de novas soluções para os resíduos gerados pela própria operação. Além de serem mais sustentáveis, elas mantêm as especificações e o desempenho logístico necessários para os nossos produtos.“, explica Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.

Ypê aderiu ao Pacto Global da ONU

A Ypê aderiu ao Pacto Global da ONU, reforçando o compromisso da marca com 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhados às iniciativas voltadas ao meio ambiente, direitos humanos, trabalho e combate à corrupção.

Segundo a KWM, com apenas este pr ojeto sob medida, a redução potencial de emissões é de 188,4 toneladas de CO₂ por mês, de acordo com o Modelo de Redução de Resíduos da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA-US/2023).

“Além disso, a operação na Central de Resíduos foi otimizada com a instalação de equipamentos que armazenam e compactam os resíduos no local, reduzindo as viagens dos caminhões e aumentando a segurança dos funcionários.“, destacou Carlos Romanichen, gerente corporativo da KWM em Guarulhos (SP), unidade encarregada pelo gerenciamento dos resíduos das fábricas da Ypê localizadas no estado de São Paulo (Amparo e Salto), com a meta de Aterro Zero e reaproveitamento total dos resíduos.

“Para esta iniciativa, contamos com o Grupo Penha, nosso parceiro em projetos de economia circular em larga escala para o setor industrial, e que está responsável pelo processamento final do papelão reciclado. O objetivo é não apenas reciclar, mas fechar o ciclo dos resíduos, transformando-os em matéria-prima para novas embalagens. Para isso, todo papelão coletado é transformado em uma nova caixa que embalará produtos de limpeza, fechando o circuito“, concluiu, Romanichen.

Fonte: Newspulpaper


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS