NOTÍCIAS

Águas de Pará de Minas conclui a construção de quatro estações de tratamento de esgoto nos distritos de Pará de Minas/MG

Com o objetivo de alcançar a universalização do sistema de esgotamento sanitário no município e, assim, levar mais qualidade de vida para os pará-minenses, a concessionária Águas de Pará de Minas concluiu, no primeiro semestre de 2020, a implantação de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em distritos da cidade.

ete

A Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de saneamento básico responsável por receber o esgoto doméstico dos imóveis e devolvê-lo tratado para o corpo hídrico, garantindo, desta forma, a preservação e a qualidade do meio ambiente.

Uma estação foi implantada no distrito de Carioca, outra em Tavares e duas em Torneiros. O esgoto coletado nessas estações passa pelo pré-tratamento – etapa do gradeamento, onde são retirados os sólidos maiores e, depois, pela caixa de areia, estrutura que retém areia e resíduos menores. Em seguida, o efluente segue para uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), responsável por encaminhá-lo para os Reatores Anaeróbios de Fluxos Ascendentes (RAFAs) e filtros anaeróbios, ocorrendo a degradação da matéria orgânica por meio de bactérias anaeróbias. Todo esse processo garante o tratamento total do esgoto coletado. Além das ETEs, a concessionária também instalou um total de 2 quilômetros de extensão de rede de esgoto nesses distritos.

“Foram dias de muito trabalho para toda nossa equipe e o resultado foi muito positivo. A conclusão dessas obras reforça o nosso compromisso com toda a população. Esse serviço é essencial para garantir mais saúde para todos os moradores e também contribui muito para preservação do meio ambiente”, celebra o supervisor de engenharia da concessionária, Fernando Marinho.


LEIA TAMBÉM: Levantamento da ANA aponta aumento expressivo no número de estações de tratamento de esgoto no país


Investimentos

Graças às ações e investimentos feitos pela concessionária, Pará de Minas tem hoje o índice de cobertura de 99% de coleta e tratamento de esgoto, número muito acima da realidade da maioria dos municípios brasileiros, e espera universalizar os serviços nos próximos anos.

“Nossa cidade é, sem dúvida, destaque e isso é muito gratificante. Nossos investimentos continuam e a nossa missão é contribuir, ao máximo, para universalizar o saneamento em nosso país”, finaliza Fernando.

Fonte: ABCON SINDCON.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Sanesul executa R$ 56 milhões em obras do sistema de abastecimento de água

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS