NOTÍCIAS

Governo dá aval para programa de transição energética no Senado

Relator do Programa de Aceleração da Transição Energética na Casa Alta incluiu medidas para descentralizar o mercado de gás

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta 2ª feira (11.nov.2024) uma nota em que afirma ser favorável à aprovação do Paten (Programa de Aceleração da Transição Energética) com o mecanismo que obriga a Petrobras a não comprar gás natural de terceiros e comercializar só sua produção. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 59 kB).

Segundo o ministro Alexandre Silveira, a medida vai diversificar os fornecedores de gás natural para a indústria brasileira e fomentar a competitividade no setor para abaixar os preços. Os dispositivos para abrir esse mercado foram inseridos pelo senador Láercio Oliveira (PP-SE). O projeto está na Casa Alta e, caso seja aprovado, retornará à Câmara dos Deputados.

“As medidas propostas pelo senador Laércio Oliveira estão em sintonia com as diretrizes que já adotamos no Gás Para Empregar, programa que está democratizando o acesso ao gás natural, impulsionando o desenvolvimento industrial no Brasil e gerando empregos para a população. O nosso país não pode abrir mão de sua soberania energética. Temos que explorar de forma segura, adequada e sustentável todas as nossas potencialidades, garantindo um mercado equilibrado e competitivo e uma população com mais oportunidades de emprego e renda. Com isso, esse projeto vai ao encontro do grande propósito do governo, que é gerar desenvolvimento econômico com frutos sociais”, escreveu Silveira.

O gás release (programa de venda compulsória de gás natural) é o principal dispositivo inserido por Láercio Oliveira no Paten. A proposta estabelece diretrizes para a realização de leilões com o objetivo de desconcentrar a oferta de gás natural no Brasil. O texto também quer proibir a Petrobras de comprar gás além de sua produção, por exemplo, o gás boliviano que chega ao país pelo Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil).

A Petrobras é a maior resistência ao dispositivo, pois o gás release obrigaria a petroleira estatal a reduzir sua participação no mercado de gás. Como mostrou o Poder360, executivos da empresa se reuniram com o senador para encontrarem pontos de convergência no relatório.

Eis os pontos apoiados pelo Ministério de Minas e Energia no Paten:

  • o agente que tiver participação de mercado nacional superior a 50% não poderá firmar novos contratos para aquisição de gás de terceiros, tanto de produtores ou comercializadores nacionais, como estrangeiros;
  • o agente que tiver participação de mercado nacional superior a 50% deverá promover uma redução nos volumes já contratados de gás de terceiros. Deve ser adotada como referência o volume de gás comprado no ano da sanção da lei, devendo ser reduzido 20% em cada ano seguinte, de forma a, no prazo máximo de 5 anos, não mais adquirir gás de outros agentes;
  • caso a redução de volume de gás de terceiros por fim de contrato, cessão de contrato ou distrato não alcance os limites estabelecidos, o volume excedente deverá ser oferecido ao mercado na forma de leilão de venda compulsória, considerando como valor mínimo a média ponderada dos contratos ainda vigentes;
  • a medida de restrição de contratação de novos volumes não se aplica à importação de GNL, através dos terminais existentes ou em implantação, por já haver concorrência neste modal.

A aprovação do Paten nesta configuração pode ser uma vitória importante para capturar o apoio da indústria. Ao Poder360, o coordenador do Fórum do Gás, Lucien Belmonte, declarou que uma solução para o problema da oferta de gás natural para a indústria é prometida há décadas e que se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguir aplicar mudanças estruturantes nesse setor, a indústria agradecerá.

Fonte: Poder 360


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS