NOTÍCIAS

Tomada de subsídios para a elaboração da norma de referência sobre reúso dos efluentes sanitários tratados segue até a próxima semana

Tomada de subsídios para a elaboração da norma de referência sobre reúso dos efluentes sanitários tratados segue até a próxima semana

Tomada de subsídios para a elaboração da norma de referência sobre reúso dos efluentes sanitários tratados segue até a próxima semana

Tomada de Subsídios n° 04/2025 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está aberta para receber contribuições da sociedade.

Os(as) interessados(as) devem enviar suas sugestões até as 18h da próxima quarta-feira, 14 de maio. Para isso, devem usar o Sistema de Participação Social nas Decisões da ANA.

A Tomada de Subsídios n° 04/2025 tem como objetivo receber as sugestões da sociedade para elaborar a Norma de Referência (NR) sobre o reúso dos efluentes sanitários tratados – substâncias líquidas predominantemente formadas por água, que as atividades humanas produzem e lançam na rede de esgotos, sendo posteriormente tratadas, conforme o Thesaurus de Recursos Hídricos da ANA. Essa alternativa promove o uso racional da água e busca aumentar a eficiência do setor. Ela estabelece diretrizes de uso que consideram a segurança jurídica e os resultados econômicos, sociais e ambientais do reúso dos efluentes.

Por fazer parte da Agenda Regulatória da ANA 2025-2026, a ANA iniciou o processo de elaboração da Norma de Referência (NR). Também elaborou o relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR), seguindo as diretrizes do Manual de Elaboração de Atos Regulatórios, aprovado pela Portaria ANA nº 477/2024.

Para subsidiar a participação da sociedade na Tomada de Subsídios nº 04/2025, a ANA disponibiliza perguntas orientadoras sobre o tema. Além disso, a nota informativa também está disponível com o objetivo de apoiar esse evento de participação social.

ANA e o marco legal do saneamento básico

Com o novo marco legal do saneamento básico, a Lei nº 14.026/2020, a ANA passou a ter a atribuição regulatória de editar normas de referência. Dessa forma, essas normas se aplicam à regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, bem como drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

A mudança legislativa busca, primordialmente, uniformizar as normas do setor, visando atrair um volume maior de investimentos para o saneamento básico. Consequentemente, espera-se uma melhora significativa na prestação desses serviços. O objetivo final, conforme estabelecido, é levar à universalização do saneamento até o ano de 2033. Para obter informações mais detalhadas sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para a regulação do saneamento, você pode acessar a página oficial: www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico.

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS