NOTÍCIAS

SMA disponibiliza Base Hidrográfica no portal DataGeo

Enquadramento dos corpos de água em classes é considerado por especialistas como um dos mais importantes instrumentos de planejamento e gestão ambiental e de recursos hídricos.

Texto: Rose Ferreira

A partir de 30 de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) disponibiliza em seu site na plataforma do portal DataGeo, a Base Hidrográfica do Estado de São Paulo, com o respectivo enquadramento dos corpos de água em classes, separada por Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs).

A informação está disponível na Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo, para consulta de forma irrestrita a todos os usuários interessados no assunto, podendo ainda ser consumida por softwares de geoprocessamento e sistemas de informações.

Enquadramento dos corpos hídricos

Para o desenvolvimento do trabalho aplicou-se sobre uma base digital de informações geográficas o enquadramento dos corpos hídricos, segundo os regramentos estabelecidos no Decreto Estadual nº 10.755/77 e suas alterações. Esse material apresenta informações dos corpos de água do Estado de São Paulo numa escala de 1:50.000, com suas respectivas classes de qualidade e usos preponderantes, realizada a partir da consolidação de dados de várias fontes de informações que foram consistidas e verificadas pela CETESB. São cerca de 560 mil trechos de rios (correspondentes a aproximadamente 300 mil quilômetros), que foram classificados e podem ser identificados, através de diferentes formas de representação, inclusive por meio de cores vinculadas à sua classe (classe 1, 2, 3 ou 4).

O enquadramento dos corpos de água em classes é considerado por especialistas como um dos mais importantes instrumentos de planejamento e gestão ambiental e de recursos hídricos. Esse instrumento pode ser aplicado de maneira isolada ou como base para o licenciamento e monitoramento, bem como outorga e cobrança pelo uso da água. No território paulista, esse instrumento vem sendo utilizado desde os meados dos anos 1970 e serviu como referência para as demais Unidades da Federação.

O uso dessa base digital de informações geográficas facilitará as atividades de profissionais que trabalham com licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos, pesquisas e estudos técnicos e outros interessados em geral.

Esse trabalho foi desenvolvido em parceria pelas equipes do Setor de Programas e Ações Institucionais (EQPP) da CETESB; Diretoria do Centro de Integração e Gerenciamento de Informações, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental, da SMA e da Coordenadoria de Recursos Hídricos da SSRH.

Serviço:

As informações estão disponíveis em: Datageo, buscando no GeoPortal a opção “Consulta de Dados” e no Visualizador, em Camadas Disponíveis: Legislação Ambiental – Enquadramentos dos corpos d´água – Decreto nº 10.755/77.

A CETESB também disponibiliza em seu site, desde 2016, todo o material digital desenvolvido e os Mapas Temáticos com o enquadramento dos corpos de água para as 22 UGRHIs

Fonte: Ambiente SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS