NOTÍCIAS

Rio Grande do Sul e Santa Catarina assinam parceria sobre gestão de recursos hídricos

“A colaboração entre os Estados tem como objetivo aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos por meio de sistemas automatizados de informações e do compartilhamento de dados”

agua

Rio Grande do Sul e Santa Catarina fizeram um termo de cooperação entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de SC (SDE) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema) que irá permitir com que os dois Estados troquem experiências e conhecimento sobre a gestão de recursos hídricos.

A colaboração entre os Estados tem como objetivo aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos por meio de sistemas automatizados de informações e do compartilhamento de dados. O Sistema de Outorga de Água (Siout), utilizado pelo Rio Grande do Sul desde 2018, foi um dos incentivos para a parceria.

“A negociação com Santa Catarina se iniciou a partir de um movimento vindo do Estado vizinho por conta do nosso Siout, um dos melhores sistemas de outorga em uso no país. É mais avançado, mais operacional, eficiente nas respostas e mais abrangente. A outorga, embora seja um ato singelo de autorização de uso da água, é um procedimento muito complexo”, afirma Paulo Paim, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema.


LEIA TAMBÉM: PROCESSOS DE OUTORGA DE USO DA ÁGUA PASSA A SER 100% DIGITAL EM MINAS GERAIS.


Permissão para o uso do Siout (Sistema de Outorga de Água)

Santa Catarina terá permissão para o uso do Siout e, em contrapartida, o RS poderá utilizar o Sistema de Apoio à Decisão para Planejamento do Uso dos Recursos Hídricos (Sadplan). O secretário da Sema, Artur Lemos Júnior, destacou a importância da interação entre os Estados. “Não precisa criar soluções, basta utilizar a solução que já existe. Neste momento em que Sul e Sudeste se unificaram através do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), esse é um exemplo da importância da união para que se tenha instrumentos únicos e melhorados de forma colaborativa”.

O termo levou em conta, entre outras questões, as bacias hidrográficas dos rios Mampituba e Uruguai, que ocupam parte dos territórios dos dois Estados, e precisam ser administradas de forma conjunta.

“Trabalhar conjuntamente com recursos hídricos é o sonho dourado dos Estados e da União. Esse termo de cooperação, além da troca, abre uma porta para que outros projetos integrados e colaborativos ocorram”, finaliza Paim.

A duração da parceria será de dois anos, podendo ser prorrogada por até cinco.

Fonte: Revista News.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS