NOTÍCIAS

Relatório atesta qualidade da água distribuída no Acre

O Depasa realiza anualmente 2,2 mil análises, entre físico-químico e bacteriológico

depasa

A água tratada e distribuída no estado está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É o que atestam as análises realizadas pelo Governo do Estado, por meio dos laboratórios do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa). Conforme estabelecido pelo Decreto nº 5440 de 4 de maio de 2005, o relatório anual com o resultados das análises realizadas também é informado à população.

O Decreto n° 5440 estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.

Em cumprimento a essa legislação, o Depasa realiza anualmente 2,2 mil análises, entre físico-químico e bacteriológico. O resultado é anexado à conta de água e distribuído aos usuários no mês de maio de cada ano, para que o consumidor tome conhecimento da qualidade da água distribuída no decorrer do ano em todo o estado.

“É um procedimento importante para que o usuário tome ciência da qualidade da água que está consumindo. Além da informação mensal que ele recebe na conta, há o relatório anual que todos os anos também entregamos junto com a conta de água”, destaca o diretor-presidente em exercício do Depasa, Enoque Pereira.


LEIA TAMBÉM: ALERJ APROVA PROJETO DE LEI QUE OBRIGA CONCESSIONÁRIAS DE ÁGUA DO ESTADO A PUBLICAR RELATÓRIO SOBRE QUALIDADE.


Resultado das análises

Ainda em atendimento à legislação, o resultado das análises mensais realizadas em todos os sistemas de abastecimento de água do Depasa é repassado aos órgãos de vigilância sanitária e ambiental na capital e interior. O resultado das análises mensais das amostras também é informado ao usuário na conta de água.

“No verso da conta de água tem todo o resultado das análises mensais de toda a água distribuída”, informa Filogônio Ribeiro, chefe da Divisão de Controle da Qualidade da Água e Operações do Depasa.

Para melhor controle da qualidade são feitas análises de amostras no reservatório e na rede. Os testes verificam nível de pH (que identifica se a água é ácida, neutra ou alcalina), turbidez (que reflete o grau de transparência), cor aparente (que mede o grau de coloração), cloro residual (utilizado no processo de desinfecção, que tem a função de eliminar agentes patogênicos causadores de doenças, tais como microrganismos), além dos parâmetros microbiológicos que avaliam a presença de coliformes totais e fecais, que indicam a existência de bactérias nocivas ou não no processo final de tratamento. Tudo dentro dos padrões exigidos pela legislação.

O cuidado com a qualidade da água envolve ações que vão desde a limpeza e manutenção das estações e reservatórios, bem como monitoramento e reparo de vazamentos que podem alterar a qualidade da água tratada e distribuída aos usuários do Depasa.

Fonte: Contilnet.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS