NOTÍCIAS

Pesquisa desenvolve filtro com uso do carvão de bambu para levar água potável a comunidades isoladas

 

bambu

Imagem Ilustrativa

 

Levar água potável a abaixo custo, este é objetivo de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Acre (Ufac) que usa o bambu amazônico, também conhecido na região como taboca, como matéria-prima para tentar levar água potável a comunidades isoladas do estado.

A ideia é a criação de um filtro de baixo custo, usando o carvão do bambu. Já que o acesso à água potável ainda é uma realidade em comunidades ribeirinhas e indígenas no Acre, a pesquisa pode mudar esse cenário.

“Nós tivemos a ideia porque o bambu, em si, a terceira maior floresta de bambu no mundo fica no Brasil e 80% dessa floresta do bambu está no Acre e, infelizmente, é considerada uma praga o bambu porque quase não tem utilidade. Então, nós pensamos em usar algo que é considerado uma praga em algo útil para a sociedade em si”, conta o pesquisador e doutorando Dawerson Paixão, responsável pela pesquisa.

A ideia do estudo é usar uma tecnologia barata e acessível para levar água às comunidades ribeirinhas e indígenas do Acre.

“A nossa proposta é fazer efetivamente um filtro, nós coletamos a água, inclusive, da lagoa da Ufac, simulando como se fosse realmente em um lago, um ribeirinho em si. A partir daí, vamos fazer o processo do filtro mesmo com algodão, carvão, areia e pedra. Fazer realmente um filtro natural, barato para que o ribeirinho tenha condição de produzir isso”, acrescenta Paixão.

Processo

O pesquisador explica que transformou o bambu em carvão em três temperaturas diferentes, aumentou os poros do carvão e inseriu nanopartículas de óxido de ferro e de prata. O ferro é usado para absorver materiais pesados e a prata é antibactericida para deixar a água potável. O experimento foi feito com o carvão criado em temperaturas de 400, 500 e 600 graus e duas amostras se destacaram.


LEIA TAMBÉM: NOVO MÉTODO AJUDA A DETECTAR BIOCONTAMINANTES QUE SÃO FACILMENTE TRANSMITIDOS PELA ÁGUA


“Então, nós tivemos no total 12 diferentes amostras e com uma série de testes, de pesquisas sobre eles acabaram se destacando dois, que por sorte os dois são de 400 graus. Ou seja, gastamos energia para produzi-lo. Os dois também foram ativados com acetato e, no caso, um deles está com nanopartícula de óxido de ferro e outro com nanopartículas de prata”, explica.

Abastecimento

Em 2020, o governo do Acre pediu apoio ao Exército para conseguir instalar 53 sistemas de abastecimento em comunidades ribeirinhas e indígenas. O investimento chegava a R$ 8,5 milhões.

Mas, por causa da pandemia de covid-19, as obras não puderam ser feitas já que o acesso às aldeias está restrito. As obras vão ser feitas em aldeias nos municípios de Jordão e Marechal Thaumaturgo.

O pesquisador diz que existem comunidades com projetos de água potável, mas, em muitos casos, os próprios indígenas não tomam devido o gosto de cloro, problema que não existiria com o filtro natural.

A pesquisa chegou à fase de análise da água que foi filtrada para saber se o produto é ideal para o consumo e a partir daí ser levado para as áreas afastadas.

“Tendo essa aprovação, praticamente é só produzir em si. Isso aí não tem segredo, é algo simples de fazer, as próprias nanopartículas são fáceis de produzir e barato, assim como a ativação do carvão e a matéria-prima, que é a taboca, que a gente encontra é algo simples de se fazer, vamos dizer assim”, conclui.

Fonte: G1.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS