NOTÍCIAS

ANA

Ceará é o 7º estado a assinar o Pacto pela Governança da Água com a ANA

ANA

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) firmou o Pacto pela Governança da Água com o Ceará no dia 10 de julho, em Fortaleza

Bolívia

A iniciativa busca aprimorar a gestão de recursos hídricos e a regulação dos serviços de saneamento básico. Já fazem parte do Pacto outros seis estados: Amapá, Amazonas, Tocantins, Piauí, Maranhão e Mato Grosso.

O Pacto é uma ação da ANA com o objetivo de promover a governança da água para garantir a oferta do recurso em quantidade e qualidade para os brasileiros no presente e no futuro. Nesse sentido, a iniciativa da Agência também visa a fortalecer institucional e operacionalmente a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual, assim como melhorar a articulação da União com os estados e o Distrito Federal(DF) em prol da governança das águas no País.

Na reunião a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, ressaltou a importância da adesão do Ceará, que é um estado referência na gestão de recursos hídricos.

“Esperamos que esse Pacto também ajude no aprimoramento da qualidade da água, no levantamento de dados e informações para que a gente tenha uma infraestrutura resiliente contra as mudanças climáticas e, também, no aprimoramento da regulação do saneamento básico”, afirmou Rios.

Durante a solenidade, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que o estado ainda tem muito a avançar. “Esse pacto é muito importante, pois nós precisamos que o Brasil tenha essa governança e quero dizer que o Ceará se sente muito honrado em poder colaborar e aprender com todo esse processo”, enfatizou Elmano.


LEIA TAMBÉM: MATO GROSSO É O PRIMEIRO ESTADO DO CENTRO-OESTE A FIRMAR O PACTO PELA GOVERNANÇA DA ÁGUA COM A ANA


Representando a Agência, participaram da solenidade a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, o diretor Filipe Sampaio e o diretor interino Luis André Muniz. Participaram também o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; a senadora Augusta Brito; e o secretário de Estado dos Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro.

Além do Pacto, o governo do Ceará assinou sua adesão à segunda fase do Programa de Estímulo à Geração e Divulgação de Dados e Informações sobre a Qualidade das Águas (QUALIÁGUA). Uma iniciativa desenvolvida pela ANA, por meio de premiação financeira aos estados e ao Distrito Federal, a partir do cumprimento de metas de geração, divulgação de dados e informações sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil.

Dessa forma, o Programa visa a contribuir para o fortalecimento e estruturação dos órgãos gestores de recursos hídricos para que realizem o monitoramento sistemático da qualidade das águas, deem publicidade aos dados e gerem informações sobre a qualidade hídrica.

Pacto pela Governança da Água

O Pacto foi elaborado para estimular a articulação federal, estadual e distrital no sentido do fortalecimento, sinergia e integração das ações estratégicas na gestão das águas da União – interestaduais e transfronteiriças – e das águas dos 26 estados e do Distrito Federal. Para tanto, a iniciativa da Agência terá sua atuação com foco no monitoramento dos recursos hídricos e no fortalecimento da regulação, governança, instrumentos de gestão e conhecimento sobre a temática.

Os governos estaduais e do Distrito Federal poderão aderir voluntariamente ao Pacto, o qual não prevê o repasse de recursos financeiros entre os participantes, sendo que os repasses já existentes entre a Agência e os estados ou o DF continuarão ocorrendo segundo os contratos que já foram firmados. Após a adesão, a ANA e a instituição estadual ou distrital realizarão oficina para definir temas e ações prioritárias com um plano de ações para que o andamento dos trabalhos possa ser acompanhado. Também acontecerá uma reunião anual de avaliação do andamento das atividades.

Além disso, no contexto do Pacto pela Governança da Água, a ANA compartilhará informações, metodologias e conhecimento para aprimorar e conferir efetividade às políticas, programas e ações relacionadas às temáticas da gestão dos recursos hídricos, do saneamento e da segurança de barragens. Entre outras atribuições, a Agência também prestará assistência técnica, no que couber, às instituições estaduais e distrital participantes do Pacto.

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ECONOMIA VERDE DEMOCRATIZA AS OPORTUNIDADES NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: OAB SP PROMOVEU DEBATE SOBRE PROJETOS DE MINERAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS