NOTÍCIAS

Ouro Preto/MG receberá aporte em saneamento

Minas Gerais está no foco da GS Inima Brasil, empresa paulista especializada em tratamento de água e esgoto.

ouro-preto-mg-aporte-saneamento

De acordo com o CEO da GS, Paulo Roberto de Oliveira, expectativa é de que as primeiras ações já comecem neste ano – Crédito: Divulgação

 A companhia acaba de assumir duas operações no Estado, sendo uma delas o serviço de água e esgoto de Ouro Preto, na região Central. A empresa lidera o consórcio vencedor da licitação promovido pela prefeitura e vai investir R$ 160 milhões no município nos próximos 30 anos. A GS Inima Brasil também assumiu uma operação de tratamento de água e efluente industrial na Vallourec, em Jeceaba, na mesma região do Estado.

A operação do serviço de saneamento básico em Ouro Preto será realizada por meio de um consórcio, que inclui a GS Inima Brasil e as empresas mineiras MIP e EPC. De acordo com o CEO da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, a expectativa é de que as primeiras ações já comecem neste ano. As empresas assumem com o compromisso de universalizar os serviços de água e implementar o tratamento de esgoto no município.

“Até então, o serviço de saneamento era realizado pelo próprio município. Mas a situação da cidade não era boa: hoje não há nenhum tipo de tratamento de esgoto, a população sofre com falta de água em época de estiagem e o município não tinha dinheiro para investir, então o prefeito entendeu que precisava terceirizar”, explica.

O Problema 

Com mais de 70 mil habitantes e 12 distritos, além da sede, Ouro Preto atende, hoje, 88% da população com serviços de água potável. Além disso, apenas 64% dos moradores têm coleta de esgoto e o restante da população ainda usa o sistema de fossa. Atualmente, todo o esgoto coletado é despejado em rios e córregos sem tratamento. A cidade também sofre uma perda de 50% da água tratada.

“Outro problema sério em Ouro Preto é que não há medição do consumo de água. As casas e demais estabelecimentos não têm hidrômetros, então todos pagam uma mesma taxa de água, independente se é residência, comércio ou indústria”, afirma.

LEIA TAMBÉM: FISCALIZAÇÃO DE COBRANÇA DE TARIFA DE ESGOTO DE LAGOA FORMOSA/MG

Para resolver todos esses problemas, o consórcio vai investir R$ 160 milhões nos serviços de água e esgoto nos próximos 30 anos. Uma das primeiras obras a serem realizadas será a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Osso de Boi, que vai atender a sede do município. Outras estações também estão previstas para os distritos no entorno da cidade.

A meta de universalização

Além disso, a empresa tem como meta a universalização dos serviços de água em cinco anos; a redução do volume de perdas de água a 30% em 180 meses, a ampliação da coleta de esgoto para 90% em 15 anos e o tratamento de todo o esgoto coletado em 60 meses. Já a colocação de hidrômetros deverá atingir 90% das residências a partir do 24º mês do contrato, de acordo com o edital de licitação.

A GS Inima Brasil também é a nova responsável pela operação de tratamento de água e efluente industrial na Vallourec, em Jeceaba, na região Central do Estado. O contrato faz parte dos ativos da BRK Ambiental, que foi comprada pela GS Inima Brasil.

A compra faz parte da estratégia de crescimento e diversificação da empresa no mercado de saneamento. Com essa aquisição, a companhia passa a ser também referência no setor de tratamento de água e efluentes industriais do País. O CEO afirma que para essa operação não há planos imediatos de novos investimentos, mas ele acredita que o serviço pode ser ampliado na empresa.

Oliveira afirma que a GS Inima Brasil tem grande interesse no mercado mineiro. “Minas Gerais está na estratégia do nosso crescimento e pretendemos buscar novos clientes, tanto no setor público quanto privado. Sabemos que a Copasa não atende todos os municípios no Estado e, em algumas cidades, atende só com tratamento de água. Acreditamos no potencial de Minas Gerais”.

Fonte: Diário do comércio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS