Empresa foi uma das homenageadas por iniciativa alinhada ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da CGU; cerimônia integrou o lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2025, da ABREMA
A Opersan, referência nacional em gestão e tratamento de água e efluentes, foi uma das 19 companhias a receber o Prêmio Integridade, um reconhecimento pela conformidade com os critérios do recém-implantado Programa de Integridade Setorial. A iniciativa faz parte do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da Controladoria-Geral da União (CGU). A cerimônia aconteceu no dia 9 de dezembro, em meio ao lançamento oficial do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2025, documento organizado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) e que reúne os principais dados e análises sobre a gestão de resíduos no país.

Com a condecoração, a Opersan passa a ser certificada com o Selo Membro Integridade ABREMA, que reflete seu compromisso em concluir todas as etapas previstas e demonstrar aderência às melhores práticas de governança e transparência.

O diretor-presidente da Opersan, Fernando Carvalho, celebrou o reconhecimento e destacou o papel articulador da ABREMA. Segundo ele, “a ABREMA cumpre uma função essencial ao integrar empresas comprometidas com as melhores práticas na gestão de resíduos”.
“Participar do Programa de Integridade e cumprir todos os requisitos é motivo de satisfação para a Opersan. Esse reconhecimento reforça a maturidade do nosso modelo de integridade, estruturado em políticas robustas, gestão de riscos, mecanismos de prevenção e monitoramento contínuo de conformidade, elementos essenciais para assegurar operações responsáveis e alinhadas às exigências regulatórias.”

Evento de alto nível
O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes de empresas de todo o país. O ministro das Cidades, Jader Filho, homenageado da noite, destacou a contribuição estratégica do setor de resíduos para o futuro ambiental do Brasil, afirmando que “o país tem avançado de forma significativa na agenda ambiental, e as empresas do setor são parte fundamental para que as metas sejam alcançadas”.
Ele também ressaltou que ainda há desafios importantes, sobretudo “nas regiões Norte e Centro-Oeste, que não estão contempladas adequadamente pelo atual modelo de gestão de resíduos e exigem soluções específicas”. Para o ministro, o avanço do setor depende da união entre conhecimento e prática. “As respostas precisam vir da combinação entre a academia, o conhecimento técnico e a experiência das empresas que vivem essa realidade diariamente”, disse ele.
Inserido na agenda de lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2025, o evento também reforçou a integridade como elemento estruturante das soluções ambientais. Para a Opersan, que atua no tratamento e reúso de água e entende o recurso hídrico como um ativo estratégico para a sustentabilidade e a competitividade das empresas, o reconhecimento dialoga com uma visão de gestão baseada na indissociabilidade dos pilares ambiental, social e de governança. A participação no Programa de Integridade da ABREMA reafirma o compromisso da companhia com práticas responsáveis, eficiência operacional e conformidade regulatória, em linha com os desafios atuais da agenda ESG.
Fonte: Opersan
- Leia também: Reúso da água contribui para reduzir custos



