NOTÍCIAS

Obras na estação de tratamento de esgoto em Divinópolis serão retomadas e devem ficar prontas em dezembro de 2018

Cronograma da nova ETE do Rio Itapecerica foi apresentado pela Copasa na manhã desta terça-feira (03). Também foi anunciada a construção do reservatório de água na região do Bairro Nova Fortaleza.

obra-ete

Reunião define cronograma da ETE do Rio Itapecerica, em Divinópolis (Foto: Reprodução – TV Integração)

Na manhã desta terça-feira (3), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), durante uma reunião com o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, anunciou a retomada de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Itapecerica em Divinópolis. A previsão de conclusão das obras é em dezembro de 2018. Durante o encontro também ficou acertada a construção de novo reservatório de água na região do Bairro Nova Fortaleza.

O encontro foi marcado, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, depois que o Executivo notificou a empresa sobre os prazos estabelecidos em contrato e ainda cobrou providências para o recente problema da falta de água na cidade.

Segundo o diretor de Operações Sul da Copasa, Frederico Ferramenta, a obra ficou paralisada devido ao cancelamento de parte das licenças ambientais e licitação para a empresa que irá executar o projeto da ETE. “Isso nos obrigou a iniciar o processo do zero, atrasando o contrato que tínhamos antes de Parceria Público Privada (PPP). Cancelamos este contrato e licitamos novamente. Com esta assinatura da ordem de serviço, as obras começam de imediato”.

Ferramenta disse, ainda, que as máquinas da empresa contratada para a execução das obras já estão em Divinópolis. “O planejamento é que a ETE Itapecerica entre em operação até dezembro de 2018. A capacidade é de 400 litros por segundo e esta é a maior obra de esgoto da Copasa em Minas Gerais. O valor total das obras é de R$ 143 milhões”.

Reservatório

O diretor da Copasa ainda destacou que não há racionamento de água em Divinópolis e afirma que o desabastecimento ocorrido nos últimos meses foi por problemas de manutenção. “Hoje a Copasa não está racionando água em Divinópolis. Tivemos questões operacionais nos meses de agosto e setembro que nos obrigou a fazer algumas manutenções que afetaram o abastecimento, mas não existe racionamento”, afirma Frederico.

Por G1 Centro Oeste de Minas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS