NOTÍCIAS

Nikkei: Sumitomo vai mergulhar na infraestrutura de água do Brasil

A trading japonesa vê um crescimento do mercado com o Brasil buscando investimento privado

 

sumitomo-odebrecht-0417

 

Tóquio – A Sumitomo Corp. vai entrar no negócio de gestão de água e efluentes no Brasil, aonde o mercado para tais serviços está em expansão em meio ao impulso dado à privatização com a liderança do governo.

Um consórcio incluindo a Sumitomo e a empresa de investimentos canadense Brookfield Asset Management vai investir na Odebrecht, conglomerado brasileiro de engenharia, que possui instalações de tratamento de água e efluentes no país. Da participação projetada de 70% do consórcio na Odebrecht, a Sumitomo entrará com 14%, ou cerca de 250 milhões de dólares.

A trading japonesa vai adquirir da Odebrecht 21 instalações de água e esgoto e 4 plantas de tratamento de água industrial ainda em abril. Essas operações atendem cerca de 17 milhões de pessoas, tornando o investimento da Sumitono o maior desse tipo já feito no Brasil por uma empresa japonesa. A Sumitomo enviará 10 membros da sua equipe para oferecer assistência à Odebrecht em gestão e operações.

A Sumitomo também vai oferecer expertise em gestão dos serviços de água através de parcerias com municípios e empresas do setor privado japoneses. É esperado que a empresa forneça equipamentos tais como medidores que podem descobrir vazamentos em tubos que necessitam ser reparados e técnicas estado da arte para tratamento de lodo.

Sexto maior mercado do mundo

O mercado de água e esgoto no Brasil está estimado em cerca de 20 bilhões de dólares em 2017, tornando-o o sexto maior do mundo segundo a firma de pesquisas britânica Global Water Intelligence. O mercado está projetado para crescer até 29 bilhões de dólares em 2030.

Segundo dados de 2015, 83% da população brasileira teve acesso a água potável e somente a metade teve serviços de esgoto. O governo brasileiro quer usar o investimento privado para aumentar as duas taxas para acima de 90% até 2033. Em 2007, o governo estabeleceu uma lei nacional de saneamento que previne o uso ilegal dos sistemas de água e torna mais fácil às empresas privadas entrarem no setor.

A Sumitomo posiciona as operações de água e esgoto como área de crescimento que pode resistir às flutuações econômicas e oferecer receitas estáveis, ao contrário dos seus negócios em recursos naturais.

Após entrar nos negócios de água na Turquia em 1995, a Sumitomo expandiu as operações para países como México, China e Reino Unido.

Foto: Sumitomo Corp.

Fonte: Nikkei Asian Review

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS