NOTÍCIAS

A necessidade de promover o reúso e a melhoria da governança para enfrentar a crise hídrica

O Fórum de Economia da Água publicou o relatório de seu XIV Fórum, no qual especialistas em água de ambos os lados do Atlântico pedem a promoção do reúso e a melhoria da governança para enfrentar a crise hídrica.

A crise hídrica gerada pelas mudanças climáticas exige o comprometimento de todos os atores envolvidos na gestão da água, a promoção do reuso do recurso e melhorias na governança

Imagem ilustrativa

Garantir o abastecimento de água presente e futuro é uma tarefa que transcende a ação governamental e envolve necessariamente organizações internacionais, sociedade civil e setor privado.

É o que afirma o Relatório do XIV Fórum sobre Economia da Água e que contém as principais conclusões do evento, realizado no Chile em Dezembro de 2021, que reuniu especialistas de alto nível nas áreas política, institucional e acadêmicos de ambos os lados do Atlântico e cujo objetivo era analisar e buscar soluções para a crise hídrica e transformá-la em oportunidade para o recurso e o planeta.

O relatório qualifica-se como “essencial” para colocar a água no centro das agendas políticas e sociais dos países , bem como o trabalho conjunto de todos os atores envolvidos para garantir o equilíbrio hídrico a partir de diferentes enfoques: administrativo, regulatório, educacional, empresarial e tecnológico.

O desafio da governança

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) alertou que a crise global da água deve ser vista especialmente como uma crise de governança e não de disponibilidade.

Luis Felipe López Calva , subsecretário-geral da ONU e diretor regional para América Latina e Caribe do PNUD, destaca que a articulação da governança “é responsabilidade dos Estados, e a participação dos organismos internacionais se faz por meio da informação, conhecimento e a contribuição de alguns recursos”. “São os países que decidem as políticas e regras e, nesta definição, os sindicatos, o setor privado e os cidadãos têm muito a contribuir”, acrescenta.

Melhorar a governança da água é um desafio particularmente importante no Chile , que há anos enfrenta uma profunda e estrutural crise hídrica, que envolve diferentes setores e é agravada pela seca.


LEIA TAMBÉM: 3 MANEIRAS DE AUMENTAR O REÚSO DE ÁGUA EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS


 

O relatório aponta que, no momento atual, a água está tendo uma relevância particular no processo constituinte e aponta que a nova Constituição deve levar em conta o estresse hídrico e incluir o direito humano à água a partir do consenso.

Diretor do Fórum de Economia da Água, destaca que a Constituição “não pode resolver as deficiências da governança da água, mas é o desenvolvimento regulatório que deve resolver os problemas de gestão”.

Economia circular

O relatório destaca a importância de aplicar o conceito de economia circular para amenizar a escassez de água , reaproveitando a água para que ela deixe de ser resíduo após seu primeiro uso e volte a ser um recurso.

O texto aponta que, com o devido tratamento, a água pode ser reutilizada para usos fundamentais na agricultura e na indústria, da mesma forma que o lodo, até pouco tempo considerado simples resíduo, torna-se fonte de novos insumos.

Neste trabalho, a tecnologia é essencial, assim como a colaboração público-privada, porque, como assinala Joaquín Melgarejo , diretor do Instituto de Águas e Ciências Ambientais de Alicante/Espanha:

“O objetivo é de tal magnitude que as administrações públicas , e mesmo organizações internacionais, às vezes não têm capacidade suficiente para realizá-lo”.

 

CLIQUE AQUI para ler o Relatório do XIV Fórum sobre Economia da Água

 

Fonte: RETEMA – Revista Técnica de Medio Ambiente
Adaptado para Portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISADOR BRASILEIRO DESENVOLVE TECNOLOGIA PARA TRANSFORMAR VINHAÇA EM HIDROGÊNIO VERDE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: APÓS DOIS ANOS DE CRISE HÍDRICA E SANITÁRIA, CURITIBA TEM ‘UM PROBLEMA A MENOS’

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS