NOTÍCIAS

MMA lança plataforma de educação ambiental a distância

MMA lança plataforma de educação ambiental a distância

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, nesta quarta-feira (29/10), a plataforma de ensino à distância Educamb. A interface oferece recursos de aprendizagem acessíveis, como página de notícias, área de recepção de discentes, repositório e biblioteca digital.

A iniciativa reforça o compromisso da pasta em ampliar o acesso à educação ambiental de qualidade e à formação continuada sobre temas socioambientais. 

A secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flávia de Senna Franco, e o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da pasta, Marcos Sorrentino, participaram do evento virtual de lançamento da plataforma, que é disponibilizada com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).   

Na oportunidade, Anna Flávia de Senna ressaltou a importância de fortalecer a parceria entre o setor público, privado e sociedade civil. “Sabemos que o processo de mudança do clima é inquestionável e afetará todos os setores. Não teremos mais tempo para reagir se não agir imediatamente. Por isso, essa colaboração, que busca fazer uma conexão entre o conhecimento científico e técnico e a dimensão da comunicação e da mobilização da sociedade, é muito bem-vinda neste momento”, pontuou. 

O sistema, enfatizou Marcos Sorrentino, democratiza o acesso ao conhecimento técnico e científico com cursos gratuitos, acessíveis e de qualidade. “Trata-se de uma plataforma destinada aos cursos na área ambiental, por meio da qual o MMA disponibilizará formações que contribuam para a necessária mudança de comportamentos e valores nos dias atuais”.  

No catálogo, há duas formações já disponíveis: A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública e Ressoa. O primeiro curso apresenta conteúdos sobre o histórico, os ODS e os eixos temáticos da A3P. Já o Ressoa oferece ferramentas para fortalecer os processos internos e ampliar os resultados da agenda, reforçando o compromisso com a sustentabilidade na gestão pública. Os cursos estão disponíveis na plataforma até o dia 29 de janeiro. 

O ato contou ainda com a participação do diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, e do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, Irineu Colombo.  

O lançamento também foi marcado pelo anúncio do curso “Gestão Pública Inovadora para Cidadania e Sustentabilidade”, oferecida em parceria com a Escola Itaipu para Sustentabilidade (EIS), Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional, que deverá ser disponibilizado na Educamb em breve. 

O curso aborda a gestão democrática e participativa, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a inovação na administração pública. Destinado a agentes da gestão pública municipal, representantes de associações e consórcios, coordenadores de processos de gestão pública e privada, membros da sociedade civil e estudantes, o programa oferece certificação de 40 horas. 

Assista ao evento de lançamento aqui 

Acesse a plataforma aqui

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS