Na Missão Chile Cooperação Internacional, as Secretarias do Desenvolvimento Econômico (SDE) e dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) representaram o Governo do Estado do Ceará, na semana passada, com intuito de fortalecer a gestão dos recursos hídricos e atrair investimentos para o agronegócio cearense.
Durante a programação, o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos Ribeiro, e o titular da SRH, Fernando Santana, se reuniram com representantes do Governo de Victoria, e da empresa australiana Rubicon Water, ocasião em que conheceram projetos de recursos hídricos do país implantados no Chile. O encontro ocorreu no escritório do Governo de Victoria, implantando no em Santiago, Chile.
Os gestores também trataram de possibilidades de cooperação e investimentos estrangeiros nas áreas de gestão hídrica e irrigação no Ceará.
A Rubicon Water é uma empresa especializada em soluções tecnológicas em canais e comportas para aperfeiçoar o uso e a distribuição da água. A Rubicon Water é responsável pela gestão de recursos hídricos em quatro regiões no Chile: Bio-Bio, Talca, Numbe e Aconcagua. Os gestores da SDE e SRH conheceram o trabalho realizado pela empresa nesses locais.
- LEIA TAMBÉM: DEGRADAÇÃO NA AMAZÔNIA CRESCE 329% EM QUASE 2 ANOS E ATINGE MAIOR NÍVEL DA SÉRIE HISTÓRICA
Os gestores da SDE e SRH também se reuniram com representantes do Consórcio Tecnológico da Água, consórcio de empresas do governo de Victoria e de universidades, que desenvolve soluções para melhor gestão de recursos.
“Estamos conversando para fazer uma parceria com o consórcio genuinamente do Chile, e vamos também buscar fazer uma parceria com o governo da Austrália para levar essas tecnologias para o Ceará”, disse o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos.
Conforme o gestor da SDE, “a missão no Chile é algo de extrema relevância para o estado, pois ambas as secretarias tiveram a oportunidade de conhecer de perto os investimentos, e de mostrar também o potencial no Ceará tanto nos segmentos de recursos hídricos como do agronegócio. Estamos otimistas com as parcerias que pretendemos alcançar, e que fazem parte das prioridades de gestão do governador Elmano de Freitas, no intuito de melhorar nossos recursos hídricos e de impulsionar o desenvolvimento econômico do estado”, concluiu Silvio.
Fonte: Ceará Gov
- LEIA TAMBÉM: AVALIAÇÃO TÉCNICA E AMBIENTAL DO TRATAMENTO DE CHORUME VIA OSMOSE REVERSA EM ATERRO SANITÁRIO METROPOLITANO