NOTÍCIAS

Boom no mercado de dessalinização impulsionado por uma tendência de tarifas mais baixas

As projeções do IDA Water Security Handbook estimou que 2019 seria o melhor ano para o crescimento da dessalinização de água do mar, impulsionado por tarifas mais baixas

dessalinizacao

Em Israel e em outras partes áridas do mundo, as tarifas de dessalinização da água do mar caíram para USD 1/m³ ou menos, o que estimula o crescimento do mercado.

O atual IDA Water Security Handbook projeta que 2019 seria o melhor ano para o crescimento do mercado em relação à dessalinização da água de mar, superando até o que foi visto no final dos anos 2000. Não é de se surpreender que a redução nos custos operacionais e de capital da dessalinização estão entre os principais impulsionadores do aumento. O manual é uma publicação da Associação Internacional de Dessalinização (IDA, por suas siglas em inglês) e da Global Water Intelligence (GWI, por suas siglas em inglês).

O custo decrescente da produção de água dessalinizada, na verdade, tem uma longa história como impulsionadora da adoção e da crescente aceitação da dessalinização em todo o mundo. Por exemplo, entre os anos 60 e 80, o custo de dessalinização por destilação ultrarrápida (MSF), um processo térmico, foi reduzido em aproximadamente 90% e a aceitação do procedimento também aumentou. (Em 2017, as tarifas de MSF para a água dessalinizada caíram novamente em outros 20% em algumas regiões).

Financiamento para Dessalinização

Atualmente, 50% dos projetos de dessalinização são contratados no modelo de  construir-operar-transferir (BOT) e desde 2010, 90% da capacidade contratada é destinada à dessalinização de processos de membrana, como osmose reversa de água de mar (SWRO). 2019 não seria uma exceção, pois os processos de membrana continuam a dominar o mercado. A dessalinização de processos térmicos, como MSF, manteve um nicho principalmente para projetos de grande escala no Oriente Médio.

O modelo de financiamento de projetos BOT começou a se destacar no início dos anos 80, o que tornou possível a produção de modestas plantas SWRO no Mediterrâneo e no Caribe. Os primeiros contratos de planta de SWRO Mediterrâneo (BOT) saíram a USD 1,50 – 2,00/m³.


LEIA TAMBÉM: TRATAMENTO COMPACTO INTELIGENTE: A CHAVE PARA A DESCENTRALIZAÇÃO.


Tarifas de Dessalinização

Nas últimas décadas, as tarifas de dessalinização variaram amplamente. O custo de alimentar as plantas de dessalinização é a maior variável no processo e o custo da eletricidade pode diferir substancialmente de uma região para outra.

  • Mediterrâneo: com o desenvolvimento de uma força de trabalho mais informada e a otimização da eficiência energética, uma planta no Mediterrâneo produzia a uma tarifa de USD 0,74/m³ em 2001. Em 2018, outro contrato foi concedido a uma tarifa de USD 0,51/m³. O desenvolvimento na Espanha na década de 1990 culminou em contratos com tarifas de USD 0,20-0,36/m³. Após uma falsa partida anterior, a Argélia também lançou uma construção ambiciosa e bem estruturada de 12 plantas com tarifas de apenas USD 0,57/m³.
  • Israel: Com os avanços tecnológicos em Israel em meados de 2010, as plantas de Ashkelon, Hadera e Sorek começaram a produzir água dessalinizada a tarifas USD 0,70-0,95/m³.
  • Ásia e Austrália: Cingapura, Austrália, Índia e China se destacam por sua infraestrutura de dessalinização, embora seja difícil obter informações sobre tarifas para a Índia e a China. A tarifa de Chennai na Índia é de USD 1,03/m³ e a de Quingdao é de USD 0,71/m³. A Agência Nacional de Água de Cingapura (PUB) agora é contratada a uma tarifa de USD 0,54/m³. A planta em Melbourne, na Austrália, produz a uma tarifa de USD 0,89/m³.
  • Mercado do Oriente Médio: No Mar Mediterrâneo e no Mar Vermelho, as plantas SWRO operam a tarifas mais econômicas entre USD 1,06 e USD 1,32/m³, enquanto a destilação de múltiplos efeitos (MED, por sua sigla em inglês) mantém uma pequena vantagem sobre as tarifas de SWRO no Golfo Pérsico em USD 1,21-1,34/m³. No entanto, com os contratos de 2018, três novas plantas serão dessalinizadas a baixas tarifas de USD 0,55/m³, USD 0,52/m³ e USD 0,49/m³.
  • Estados Unidos: Embora os Estados Unidos não sejam líderes mundiais no volume total de dessalinização, a dessalinização por osmose reversa de água salobra está em um dos níveis mais altos do mundo. As tarifas nos EUA são casos separados a USD 4-5/m³ devido a custos de desenvolvimento mais altos e períodos de aprovação mais longos

Entre em contato com a Fluence, líder mundial em dessalinização com eficiência energética, para projetos desde grandes escalas até unidades descentralizadas ou compactas inteligentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS