NOTÍCIAS

Mapeamento de águas subterrâneas na Holanda

“Charuto” eletromagnético faz o mapeamento de águas subterrâneas (doce, salobra e salgada) na província de Zeeland

 

mapeamento-de-aguas-subterraneas-img01-0517

 

A província holandesa de Zeeland publicou um mapa online mostrando a presença de água subterrânea doce, salobra e salgada. Os dados foram coletados por um “charuto” eletromagnético pendurado em um helicóptero.

O mapa mostra os volumes, profundidade e localização da água subterrânea doce, fornecendo informações importantes para fazendeiros locais e autoridades do setor de água.

A publicação é parte do projeto de pesquisa “fresh salt groundwater distribution by helicopter electromagnetic survey” (Freshem), conduzido pelos institutos de pesquisa Deltares e TNO da Holanda e Bundesanstalt für Geowissenschaften und Rohstoffe (BGR) da Alemanha.

Dados utilizáveis

 

mapeamento-de-aguas-subterraneas-img02-0517
Profundidade da água salgada subterrânea (1.500 mg/l) na província de Zeeland. Em vermelho (menos de 2,5 m), em amarelo (10 m) e em azul (mais de 40 m).

 

Juntamente com o TNO e BGR, o instituto Deltares desenvolveu um método para converter medições eletromagnéticas em dados utilizáveis.

“Combinando os dados de água salgada – água doce com o amplo conhecimento dos sistemas de águas subterrâneas, podemos fazer previsões sobre mudança climática e elevação do nível dos mares”, disse Esther van Baaren, pesquisadora do Deltares.

“Como resultado, somos capazes de fazer previsões sobre a disponibilidade de água doce no futuro”, prosseguiu van Baaren.

Medições via helicóptero

 

mapeamento-de-aguas-subterraneas-img03-0517

 

Um helicóptero do BGR voou sobre a província por diversas vezes, carregando transmissores e receptores eletromagnéticos alojados em um tubo, o pássaro.

O pássaro é rebocado por um cabo de 45 m de comprimento a cerca de 30-40 m acima do solo.

Transmitindo sinais bipolares, o pássaro pode determiner os limites entre a água subterrânea doce e salgada até uma profundidade de 100 m.

Disponibilidade desequilibrada

Muitas áreas na província de Zeeland têm poucas opções para suprir a sua própria água fresca para uso doméstico e na agricultura. Ao longo do ano como um todo, há mais precipitação do que evaporação, porém, a situação se inverte no verão, quando simplesmente não há água disponível suficiente.

Esse desequilíbrio está sendo exacerbado pela mudança climática.

“A longo prazo, isso vai causar problemas para a disponibilidade de água doce em Zeeland”, prevê Ben de Reu, representante para água da província de Zeeland. “Esse é o motivo pelo qual a província estimula inúmeras iniciativas para armazenamento e uso mais eficiente da água doce”.

O mapeamento doce-salgada também ajuda os fazendeiros de Zeeland a armazenar água doce no subsolo, quando a precipitação é abundante, em locais que foram identificados como promissores pelas medições.

Fazendeiros e gestores da natureza agora sabem aonde o subsolo é salino e quão salino ele é exatamente.

Caçada mundial à água doce

Neste mês um projeto similar vai começar na Bélgica em nome de Vlaamse Milieumaatschappij dentro do projeto europeu Topsoil. O objetivo é identificar localidades agrícolas promissoras para o armazenamento de água doce no subsolo.

Na caçada pela escassa água doce, o Deltares está usando uma tecnologia similar para mapear a distribuição doce-salobra-salgada abaixo da superfície no Vietnã. Uma prospecção com WalkTEM (equipamento eletromagnético de prospecção) ensinou que a distribuição é extremamente heterogênea: a grandes profundidades, de no mínimo 200 m, a água doce subterrânea pode ser encontrada próximo da água salgada.

O Deltares trabalha em conjunto com NWO, Utrecht University, the Danish Aarhus University, TNO e The Vietnamese Division for Water Resources Planning and Investigation for the South of Vietnam.

Fonte: Dutch Water Sector, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS