NOTÍCIAS

Kimberly-Clark reduz em 27% a captação de água para suas fábricas de Mogi das Cruzes/SP e Correia Pinto/SC

Na Kimberly-Clark, acompanhar de perto o uso da água foi o ponto de partida para melhorar esse indicador em suas fábricas.

kimberly-clark

Kimberly-Clark de Mogi das Cruzes/SP

Foram realizados trabalhos para melhorar o reuso desse recurso no processo de fabricação e a partir daí, em 2013, uma parceria com a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) foi firmada para calcular a sua “pegada hídrica”.  Como resultado desse projeto, as fábricas de Correia Pinto / SC e Mogi das Cruzes / SP conquistaram respectivamente o segundo e terceiro melhor desempenho em captação de água por tonelada produzida entre as unidades da companhia no mundo.

A fábrica da Kimberly-Clark de Mogi das Cruzes foi a escolhida para iniciar o cálculo de pegada hídrica, tendo como base o ano de 2014. O resultado foi determinante para estabelecer a compensação para o impacto ambiental relativo a captação e devolução de água para o rio Tietê. A última fase desse projeto foi realizada em 2017. Uma compensação ambiental foi realizada em 32 hectares do município de Salesópolis, importante região para a proteção dos mananciais do rio Tietê Naquele ano fez-se o plantio de aproximadamente 50 mil mudas de árvores nativas recompondo a reserva legal de propriedades rurais que estavam carentes desta correção.

Captação de água nas fábricas de papel

Em 2018, a captação de água nas fábricas de papel da Kimberly-Clark, Mogi das Cruzes e Correia Pinto, registrou uma melhora de 27 % em comparação a 2014 e consequentemente uma economia acumulada de cerca de 1.500.000m³, tendo como base o projeto da Pegada Hídrica e também contando com ajustes e modernização nos maquinários da estação de tratamento de efluente.

Com esse avanço nas unidades de Mogi das Cruzes e Correia Pinto, parte da água, cerca de 60 a 70 %, recircula e volta para o processo, enquanto a outra parte é tratada e volta para o rio. Apesar de a celulose ser a principal matéria prima, a água é coadjuvante importante do processo produtivo para a formação de papéis. Isso significa que o volume de água captado, é utilizado no processo e, na sequência, devidamente tratado e devolvido ao rio. A estação de tratamento de efluentes faz um papel importante, pois realiza o tratamento que garante que a água devolvida ao corpo d’água esteja dentro dos parâmetros legais. Isso possibilita seguir buscando a melhoria continua na captação deste importante recurso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS