NOTÍCIAS

Ibama reduz em 95% os impactos sobre corais em empreendimento de produção de petróleo e gás offshore

Ibama reduz em 95% os impactos sobre corais em empreendimento de produção de petróleo e gás offshore

O licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exigiu revisão do “Projeto de Revitalização dos Campos Marítimos Maduros de Marlim e Voador, Bacia de Campos”, encaminhado pela Petrobras, e conseguiu, com isso, a redução de 95% dos impactos ambientais sobre os corais localizados na área do empreendimento

Ibama reduz

Foto Divulgação Petrobrás (Ibama reduz em 95% os impactos sobre corais em empreendimento de produção de petróleo e gás offshore)

O projeto inicial previa o impacto direto sobre 132 formações coralíneas. Para que fosse dado andamento às análises sobre a viabilidade ambiental, o Ibama demandou do empreendedor que buscasse todas as otimizações possíveis para evitar ou mitigar os danos.

A proposta apresentada consistia no descomissionamento das unidades de produção e sistemas submarinos hoje existentes e sua substituição por duas novas plataformas do tipo Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO – sigla em inglês) e linhas de produção.

Após o aprimoramento do projeto, a previsão é de que apenas sete formações sejam tocadas durante o processo de revitalização dos campos.

Com saldo desta primeira fase positivo, a Licença Prévia (LP) nº 668/2022 pôde ser emitida. Para as licenças ambientais subsequentes, o Ibama irá acompanhar o atendimento das condicionantes estabelecidas na LP, bem como estabelecer e detalhar os programas ambientais necessários para o prosseguimento do projeto.

Este é mais um exemplo de como a ação direta do licenciamento ambiental, em constante diálogo com o empreendedor, pode garantir o desenvolvimento econômico-social com um meio ambiente ecologicamente equilibrado.


 

LEIA TAMBÉM: CONCILIAÇÃO AMBIENTAL – IBAMA DISPONIBILIZA NOVO REQUERIMENTO PARA ADESÃO SEM AUDIÊNCIA


O campo de Marlim

O campo de Marlim foi descoberto em 1985. Seu atual sistema de produção é composto por nove plataformas e chegou ao pico de produção em 2002, com 580 mil barris de petróleo/dia. No entanto, sua produção diminuiu de maneira importante, chegando a menos de 71 mil barris/dia, o que impulsionou a Petrobras a propor a revitalização dos campos.

O Campo de Marlim se localiza na porção nordeste da Bacia de Campos, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro a cerca de 110 km a leste do Cabo de São Tomé, em lâmina d’água que varia entre 650 m e 1050 m, ocupando uma área de 149,4 km². A região conta com extensiva presença de bancos de corais de profundidade, que constituem ambiente de grande importância para a conservação da biodiversidade. Estes ecossistemas eram praticamente desconhecidos na década de 90, quando se iniciou a produção do campo, de modo que não foi estabelecida à época qualquer medida para sua proteção.

Mais informações

Licença Prévia (LP) nº 668/2022
Processo nº 02001.000592/2017-31
Diretoria de Licenciamento Ambiental
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama

Fonte: IBAMA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ILHAS DE ENERGIA: PROJETO REVOLUCIONÁRIO CONTRA DEPENDÊNCIA EUROPEIA DE GÁS RUSSO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DUPONT™ OXYMEM™ AJUDA A EXPANDIR A CAPACIDADE E MELHORAR A QUALIDADE DO EFLUENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM LANZHOU, CHINA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS