LEITURA RECOMENDADA

Hepatite E é incluída na lista de diagnósticos essenciais da Organização Mundial de Saúde

O vírus da hepatite E é transmitido principalmente pelo consumo de água contaminada em locais com falta de saneamento básico

A Organização Mundial de Saúde anunciou no dia 19 de outubro a publicação da quarta edição da sua lista de diagnósticos essenciais (EDL), acrescentando testes para o vírus da hepatite E e recomendações para o acesso a dispositivos de monitorização de glicose de uso pessoal.

Foram adicionados dois imunoensaios e um teste de ácido nucleico para auxiliar no diagnóstico da infecção por hepatite E. Além disso, isso inclui um imunoensaio para uso em locais sem acesso a laboratórios clínicos, juntamente com dois testes para utilização em instalações com laboratórios clínicos.

A lista, atualizada a cada dois anos, tem como objetivo fornecer orientações baseadas em evidências aos países à medida que desenvolvem políticas nacionais sobre testes de diagnóstico in vitro. Dessa forma, trabalham para melhorar o acesso a testes e serviços laboratoriais.

“A lista de diagnósticos essenciais da OMS é uma ferramenta crítica que dá aos países recomendações baseadas em evidências para orientar as decisões locais e garantir que os diagnósticos mais importantes e confiáveis estejam disponíveis para os profissionais de saúde e pacientes”, disse o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A hepatite E é uma infecção causada pelo vírus E da hepatite (HEV). Estima-se que ocorram cerca de 20 milhões de casos por HEV no mundo. No entanto, aproximadamente 4% das infecções levam à insuficiência hepática aguda. Além disso, o risco de complicações graves é muito maior em mulheres grávidas, segundo a OMS. De acordo com as organizações, a taxa de letalidade é de 26% para mulheres grávidas, 33% para fetos e 8% para recém-nascidos, com 1% a 2% das infecções levando à morte.

O consumo de água contaminada em locais com falta de saneamento básico é a principal forma de transmissão do vírus da hepatite E. Além disso, outras formas de transmissão incluem o consumo de comida contaminada (como carne de porco mal cozida e mariscos), transfusão sanguínea, transplante de órgãos, e a transmissão vertical da mulher grávida para seu bebê.

A DiaSorin: Inovação em Diagnóstico de Hepatites E e Mais

DiaSorin automatiza diagnósticos de hepatites A, B, C, D e E, acelerando decisões clínicas com eficiência laboratorial através da metodologia de Quimioluminescência (CLIA).

Os ensaios LIAISON® Murex Anti-HEV IgG ​e LIAISON® Murex Anti-HEV IgM destinam-se a auxiliar no diagnóstico da infecção por HEV em indivíduos com ou sem sintomas de hepatite e testes de triagem para doadores post mortem de órgãos, tecidos e células​.

O teste quantitativo LIAISON® Murex Anti-HEV IgG detecta anticorpos IgG do vírus da hepatite E em amostras de soro e plasma humanos.

O teste qualitativo LIAISON® Murex Anti-HEV IgM detecta anticorpos IgM do vírus da hepatite E em amostras de soro e plasma humanos

Para obter mais informações sobre os produtos e soluções DiaSorin acesse www.diasorin.com ou entre em contato com [email protected].

Referências World Health Organization. WHO releases new list of essential diagnostics; new recommendations for hepatitis E virus tests, personal use glucose meters.

Disponível em https://www.who.int/. Ministério da Saúde, Hepatite E. Disponível em https://www.gov.br/.

Fonte: labnework


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANA DECLARA SITUAÇÃO CRÍTICA DE ESCASSEZ QUANTITATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO RIO MADEIRA (RO/AM)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DIA MUNDIAL DA CERVEJA ALADYR CONVOCA CERVEJARIAS LATINO-AMERICANAS A ADERIREM À TENDÊNCIA WATER POSITIVE #tbt

Mais sobre este autor:

Fundada em 30 de novembro de 2010, no âmbito do II Seminário Internacional de Dessalinização na cidade de Antofagasta, Chile. A AADYR é uma associação sem fins lucrativos que promove conhecimentos oportunos e experiências em torno de tecnologias de dessalinização, reuso de água e tratamento de efluentes, a fim de otimizar a gestão hídrica na América Latina e garantir o acesso à água potável dentro de padrões de qualidade, eficiência, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e futuro social.

Mais publicações deste autor »

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »