NOTÍCIAS

Como a guerra na Ucrânia está contaminando a água e solo do país

Mesmo quando a guerra acabar, a população ainda vai sofrer com os efeitos das substâncias tóxicas presentes na água e no solo liberadas por munições e explosivos

Guerra água e solo
Guerra água e solo

Os olhares da comunidade internacional pouco se desviam dos preocupantes acontecimentos diários da guerra na Ucrânia. Alguns cientistas, contudo, já estão pensando um pouco mais a frente.

Segundo especialistas, existe grande possibilidade de que elementos tóxicos presentes em armas e equipamentos de combate contaminem a água e solo do país, representando uma ameaça à população.

Granadas, minas e outros tipos de explosivos, por exemplo, liberam amianto no meio ambiente. Mesmo a munição usada pelos soldados, tanto russos quanto ucranianos, contém substâncias tóxicas.

Além disso, refinarias de petróleo foram bombardeadas durante a guerra, fazendo produtos químicos vazarem e permearem o solo e os sistemas hídricos.

Pelo menos 10,5 milhões de hectares de terras agrícolas na Ucrânia já foram prejudicados pelo conflito. Se contaminados, também há consequências para a segurança alimentar global.

Especialistas do Instituto Sokolovsky, da Academia Nacional de Ciências Agrárias da Ucrânia, estimam que o valor de prejuízo pela contaminação do solo chega a US$ 15 bilhões, cerca de R$ 77 bilhões.

Na medida em que esses produtos químicos atingem o solo e a água, é apenas uma questão de tempo para chegarem nos seres humanos e animais.

Entretanto, o efeito dessas substâncias ainda não é claro para os especialistas, já que não é possível prever como o meio ambiente vai lidar com os químicos e de que forma podem chegar até as pessoas.

O Trinitrotolueno, mais conhecido como o explosivo TNT, é um dos elementos mais perigosos das munições, sendo especialmente danoso para a fauna e flora oceânicas.

A substância, indicam cientistas, compromete a capacidade da vida marinha de se reproduzir, crescer e se desenvolver. Estudos também indicam que o TNT, bem como outros explosivos, podem ser cancerígenos.

Já as armas de fogo liberam metais pesados no meio ambiente, como mercúrio, chumbo arsênico e cádmio – esses dois últimos considerados cancerígenos.


LEIA TAMBÉM: SOLUÇÕES DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO DO SOLO, DO AR E DA ÁGUA


 

O mercúrio pode causar defeitos congênitos em fetos, enquanto o chumbo pode causar distúrbios de desenvolvimento e abortos espontâneos.

Em um dos principais pontos de conflito na Ucrânia, a cidade de Kharkiv, amostras do solo já denunciam alta quantidade de chumbo e cádmio.

Esses metais pesados ainda têm um efeito negativo para as bactérias do solo e podem causar problemas para as plantas, por inibirem a absorção de micronutrientes.

As substâncias tóxicas também podem ser carregadas pelo vento – especialmente as provenientes de explosivos – e espalhadas pela chuva, contaminando corpos de água até na superfície.

Caso as plantas que absorvem essa água sejam alimentos, como trigo ou vegetais, as substâncias podem ser consumidas pelas pessoas.

A expectativa dos especialistas é de que o Mar Negro, na costa sul da Ucrânia, fique cheio de elementos venenosos esquecidos.

Conforme munições se degradam e corroem, toxinas são liberadas na água e prejudicam o ecossistema marinho.

Para resolver esse problema, cientistas estudam maneiras de retirar os metais pesados do meio ambiente com a ajuda de bactérias. Porém, o processo é caro e demorado.

Fora que a “remoção” é apenas uma transferência dos químicos para outro lugar, onde vão causar menos danos. Mesmo se a Rússia perder a guerra, ucranianos ainda devem sofrer com os efeitos das substâncias tóxicas por muito tempo.

Fonte: veja


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NA CONFERÊNCIA SOBRE A ÁGUA 2023, AVANÇOS E DESAFIOS PARA A SEGURANÇA HÍDRICA E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CERRADO PODE PERDER QUASE 34% DA ÁGUA ATÉ 2050

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS