Governo Amazonas Água Tratada
O Governo do Amazonas, através da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), levou água tratada a novas comunidades e realizou ações para melhorar o abastecimento em diversos municípios no primeiro semestre de 2025.
O trabalho incluiu a modernização de sistemas, ações sustentáveis e investimentos na valorização dos profissionais da empresa.
Um dos principais avanços foi a participação da Cosama na criação da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB). A partir da nova lei sancionada pelo governador Wilson Lima.
A medida permite que os municípios tenham acesso a recursos federais para melhorias no abastecimento de água e tratamento de esgoto.
Em Manaquiri, a Cosama inaugurou um poço tubular no bairro Osmar Freire, reativou um reservatório desativado há 23 anos e anunciou a construção de uma fábrica de água envasada em Tabatinga. Em Nhamundá, a Companhia entregou o sistema Água Boa, beneficiando mais de 60 famílias da Comunidade Trindade com abastecimento de água tratada.
Governo Amazonas Água Tratada
A Cosama também prestou apoio à Defesa Civil durante a cheia deste ano. Doando mais de 57 mil copos de água envasada produzidos em sua fábrica de Manaquiri.
Durante o Festival de Parintins, foram distribuídos 600 mil copos de água, instalados pontos gratuitos de hidratação em locais estratégicos e promovidas ações de coleta seletiva e sustentabilidade.
Além dessas entregas diretas, a Cosama realizou diagnósticos da situação do abastecimento em Silves, Lábrea, Rio Preto da Eva, Caapiranga e Manicoré, para planejar melhorias nos sistemas locais.
Na parte administrativa, a empresa aderiu ao Cadastro Positivo. Que facilita o acesso ao crédito para os usuários adimplentes, e participou de fóruns como a Pré-COP 30, debatendo soluções sustentáveis para o Amazonas.
A diretora-presidente da Cosama, Deisiane Erculando, afirmou que o foco da empresa é levar água de qualidade a todas as regiões do estado.
“Estamos avançando com planejamento, compromisso social e inovação. Nosso foco é garantir água de qualidade para todos os amazonenses, especialmente nas áreas mais afastadas”, destacou a diretora.
Fonte: Real Time.