Pesquisa para maximizar a geração de energia renovável e produzir fertilizante de biossólidos livre de patógenos
A GE Water & Process Technologies anunciou em 27/01 que está colaborando com a Universidade de Guelph (U of G) de Ontário, Canadá, em uma pesquisa, financiada pelo governo federal, para maximizar a geração de energia renovável e, simultaneamente, produzir um fertilizante de biossólidos livre de patógenos.
O governo, representantes da universidade e executivos da GE se reuniram para a inauguração da nova planta piloto localizada na planta de demonstração de efluentes do Southern Ontario Water Consortium (SOWC), ao lado da estação de tratamento de efluentes da cidade de Guelph.
A planta piloto é o primeiro projeto em larga escala a receber financiamento do programa Advancing Water Technologies (AWT) do SOWC que apoia projetos em parceria para o desenvolvimento de tecnologias industriais. O SOWC é financiado pela Agência Federal de Desenvolvimento Econômico para Southern Ontario. O programa AWT está aportando cerca de USD 600.000 para os colaboradores. Adicionalmente, a GE Water & Process Technologies está investindo USD 900.000 em infraestrutura e apoio.
“Este primeiro grande projeto da AWT resume a função do SOWC”, disse Brenda Lucas, Diretora Executiva do SOWC. “ Estamos conectando as necessidades da indústria com a expertise acadêmica de Ontário e possibilitando a realização de testes práticos em instalações únicas, para ajudar a trazer novas tecnologias para o mercado”.
“Este projeto piloto promove a validação do tratamento de efluentes neutro em energia que pode produzir recursos valiosos na forma de água limpa, energia renovável e fertilizante”
A meta da GE Water & Process Technologies é elevar o tratamento de efluentes de um simples fardo para uma oportunidade de extrair recursos valiosos, especialmente energia renovável, água limpa e fertilizante. Aumentar a digestão anaeróbia através da tecnologia de hidrólise biológica é uma das chaves para atingir essa meta. A tecnologia de hidrólise biológica maximiza a eficiência da infraestrutura existente de digestão anaeróbia, aumentando a sua capacidade em até três vezes. Isso permite aos proprietários de plantas não apenas tratar mais lodo, mas, potencialmente, outros materiais orgânicos, aumentando dramaticamente a produção de biogás que poderá ser convertido em energia renovável. Ao mesmo tempo, é produzido um produto fertilizante livre de patógenos.
“Estamos muito satisfeitos em apoiar esta demonstração da nossa tecnologia de hidrólise biológica”, disse Glenn Vicevic, executivo da GE Water & Process Technologies. “Este projeto piloto promove a validação do tratamento de efluentes neutro em energia que pode produzir recursos valiosos na forma de água limpa, energia renovável e fertilizante”.
Liz Sandals, membro do Parlamento da Província, também anunciou no evento, em nome do Ministério de Pesquisa, Inovação e Ciência, um aporte de USD 500.000 em fundos da província para o SOWC. O investimento permitirá ao SOWC reforçar o projeto de pesquisa da U of G e de outras novas tecnologias desenvolvidas por empresas de Ontário para extrair valor do tratamento de efluentes.
Fonte: Hydrocarbon Processing, adaptado por Portal Tratamento de Água