Notícias

Estação para Tratamento de Chorume – Modelo TC – WasserLink

Publicado em 11/03/2016 às 11:17:39

Confira o estudo enviado pela WasserLink:

Contando com longa experiência, tecnologia e qualidade, a WasserLink desenvolve sistemas automatizados para o Tratamento de Chorume gerado em aterros sanitários.

Através das distintas etapas do processo, é possível a remoção de metais pesados, carga orgânica e nitrogênio do percolado, possibilitando assim o adequado lançamento no corpo de água receptor.

Descrição do Processo de Tratamento: 
wasselink-imagem-6 O fluxo do percolado a partir de um tanque de equalização para o tratamento físico-químico, que operado por batelada tem a função de remover a maior parte dos metais pesados, compreendendo as etapas de ajustes de pH, floculação, sedimentação e retirada do lodo.

O efluente clarificado é encaminhado para o tratamento biológico, objetivando a remoção da matéria orgânica e nitrogênio. Com a utilização de reatores em série e em condição aeróbia e anóxica, processa-se a nitrificação com a oxidação aeróbia da matéria orgânica e desnitrificação, respectivamente.
As transformação bioquímicas que ocorrem no tratamento biológico, permitem obter excelentes reduções das cargas presentes no percolado de DBO, DQO, Nitrogênio Amoniacal e Nitrato.

A agitação mecânica no reator anóxico garante homogeneidade e mantém a biomassa em suspensão. No reator aeróbico, são utilizados difusores com membranas de microbolhas para realizar a nitrificação do nitrogênio amoniacal e a oxidação da matéria orgânica. O controle da biomassa é obtido por descarte periódico e adensamento do lodo.

Estão automatizados o controle do pH, dosagens de produtos químicos, operações de bombardeamento e o nível de oxigenação no reator aeróbio.

O descarte do efluente tratado é manual, de acordo com a variação da quantidade e qualidade do percolado na Estação de Tratamento.

wasselink-imagem-5

Nota: No interesse de aperfeiçoar continuamente o projeto, nos reservamos ao direito de modificar estas especificações sem aviso prévio. Montamos ETE’s para vazões maiores e menores as mostradas na tabela ao lado.

 

 

Visite a página da WasserLink no Portal Tratamento de Água

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *