NOTÍCIAS

Esgoto tratado pode virar água potável?

O tratamento e reuso do esgoto para fins potáveis já é uma realidade em alguns países, como na Austrália. Porém, no Brasil podemos observar uma resistência da população quando o assunto é transformar o esgoto em água reutilizável.

Em novembro do ano passado, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, anunciou a construção de duas estações para captação e tratamento de esgoto, o que trouxe ainda mais dúvidas para as pessoas.

Afinal, o esgoto pode ser reutilizado?

Segundo José Carlos Mierzwa, professor da faculdade de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, isso é sim possível! Hoje já existem processos tecnológicos que permitem o tratamento de esgoto em água potável de forma eficaz.

A proposta das estações de tratamento no estado de São Paulo é captar o esgoto e realizar o tratamento de forma convencional, e após esse processo usar tecnologias adicionais, como, por exemplo, a osmose reversa, que é um sistema utilizado para fazer a dessalinização da água do mar.

opersan4

Obviamente, esse processo deve ter um acompanhamento rigoroso da operação para assegurar a qualidade da água que será oferecida, já que as companhias de abastecimento precisam atender as normas de legislação do Ministério da Saúde.

Porém, devemos frisar que independente do tratamento do esgoto resultar ou não em água potável, o importante e essencial é realizar o tratamento desse efluente! Com o tratamento adequado do esgoto há uma melhora significativa na qualidade do rio Tiête, por exemplo. O que já representa um impacto significativo.

Segundo José Carlos Mierzwa, o fato de o rio Tiête ser altamente poluído acentua ainda mais a crise hídrica, já que antes o estado de São Paulo captava água desse rio para abastecer as residências. Com a poluição do rio, é necessário buscar água de cada vez mais longe, o que encarece tanto sua captação como distribuição. Nesse caso, o tratamento de esgoto para a reutilização da água sairia muito mais barato para o estado.

O reuso do esgoto contribui para a conservação dos recursos naturais do planeta, e representa uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos.

fonte: www.r7.com.br

opersan3

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »