NOTÍCIAS

Esgoto tratado pode virar água potável?

O tratamento e reuso do esgoto para fins potáveis já é uma realidade em alguns países, como na Austrália. Porém, no Brasil podemos observar uma resistência da população quando o assunto é transformar o esgoto em água reutilizável.

Em novembro do ano passado, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, anunciou a construção de duas estações para captação e tratamento de esgoto, o que trouxe ainda mais dúvidas para as pessoas.

Afinal, o esgoto pode ser reutilizado?

Segundo José Carlos Mierzwa, professor da faculdade de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, isso é sim possível! Hoje já existem processos tecnológicos que permitem o tratamento de esgoto em água potável de forma eficaz.

A proposta das estações de tratamento no estado de São Paulo é captar o esgoto e realizar o tratamento de forma convencional, e após esse processo usar tecnologias adicionais, como, por exemplo, a osmose reversa, que é um sistema utilizado para fazer a dessalinização da água do mar.

opersan4

Obviamente, esse processo deve ter um acompanhamento rigoroso da operação para assegurar a qualidade da água que será oferecida, já que as companhias de abastecimento precisam atender as normas de legislação do Ministério da Saúde.

Porém, devemos frisar que independente do tratamento do esgoto resultar ou não em água potável, o importante e essencial é realizar o tratamento desse efluente! Com o tratamento adequado do esgoto há uma melhora significativa na qualidade do rio Tiête, por exemplo. O que já representa um impacto significativo.

Segundo José Carlos Mierzwa, o fato de o rio Tiête ser altamente poluído acentua ainda mais a crise hídrica, já que antes o estado de São Paulo captava água desse rio para abastecer as residências. Com a poluição do rio, é necessário buscar água de cada vez mais longe, o que encarece tanto sua captação como distribuição. Nesse caso, o tratamento de esgoto para a reutilização da água sairia muito mais barato para o estado.

O reuso do esgoto contribui para a conservação dos recursos naturais do planeta, e representa uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos.

fonte: www.r7.com.br

opersan3

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Lei do licenciamento ambiental entra em vigor com ações no STF

Lei do licenciamento ambiental entra em vigor com ações no STF

Especialistas dizem que algumas leis geram insegurança jurídica. A Lei Geral do Licenciamento Ambiental (15.190/2025) começou a vigorar nesta quarta-feira (4) depois de completar 180 dias desde que foi sancionada com vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse período, o Congresso Nacional derrubou os vetos e três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) foram apresentadas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Continuar lendo »

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS