NOTÍCIAS

Energia limpa foi responsável por 10% do crescimento do PIB global em 2023, mostra Agência Internacional de Energia

Energia limpa foi responsável por 10% do crescimento do PIB global em 2023, mostra Agência Internacional de Energia

Análise da AIE detalha como a energia limpa já se tornou um componente-chave das economias mais bem-sucedidas do mundo, e orienta como as indústrias verdes poderiam seguir seu rastro

 Energia limpa adicionou US$ 320 bi à economia global em 2023, representando 10% do crescimento do PIB mundial, segundo a AIE.

O estudo examinou quatro países e regiões – Estados Unidos (EUA) a China, a União Europeia (UE) e a Índia –, que juntos representam dois terços do produto interno bruto (PIB) global. O estudo incluiu três categorias de atividades em energia renovável: fabricação de tecnologias, implantação de capacidade e venda de equipamentos “verdes”.

PIB dos EUA cresce 2,5% em 2023, impulsionado pela Lei de Redução da Inflação (IRA) e investimento em energia limpa. O setor foi responsável por cerca de 6% do crescimento da economia americana.

UE e China Lideram Crescimento Econômico Impulsionado por Energia Limpa em 2023

Na UE, a energia limpa foi responsável por quase um terço do crescimento do PIB em 2023 – a percentagem mais elevada de qualquer região avaliada – embora a sua percentagem tenha sido inflacionada pelo fraco crescimento global do PIB, de cerca de 0,5%. UE impulsiona investimentos em energia limpa, dobrando entre 2022 e 2023, com destaque para produção de baterias, pela Lei NZIA.

O setor de energia limpa da China foi responsável por cerca de um quinto do crescimento de 5,2% do PIB em 2023, com o maior aumento proveniente do investimento em capacidade instalada, seguido pelas vendas de equipamentos limpos, especialmente veículos elétricos (VE). A produção de energia limpa representou cerca de 5% do crescimento do PIB chinês em 2023.

Excesso de capacidade de produção chinesa, como baterias, pode limitar o crescimento futuro da energia limpa, segundo a AIE.

Na Índia, o PIB cresceu 7,7% em 2023; entretanto, a energia sustentável contribuiu com menos de 5% desse crescimento, impulsionada por investimentos em capacidade solar.

Investimento e vendas em tecnologias de energia sustentável

O estudo também examinou a participação do investimento e das vendas em tecnologias de energia verde selecionadas no PIB. Em 2023, a China liderou nesta categoria (mais de 4%), seguida pela UE (cerca de 2%), pela Índia (cerca de 1,5%) e pelos EUA (pouco mais de 1%). A AIE descreveu a percentagem como “substancial”, uma vez que estas economias são grandes e diversificadas.

Além disso, o setor das energias limpas impulsionou uma parte considerável do crescimento total do investimento nestas economias em 2023. Investimento global em energia limpa atinge US$ 200 bilhões em 2023, crescimento de 75% em relação a 2022.

Na China, o setor das energias limpas contribuiu com 50% do crescimento do investimento total em 2023, enquanto nos EUA foi de 20%.

Fonte:  UM SÓ PLANETA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS