NOTÍCIAS

Eletrobras pede redução da vazão de água do reservatório de Sobradinho

Medida visa preservar o represa da usina, que sofre com a falta de chuva.
Reservatório deve chegar ao fim de novembro com 4,5% da sua capacidade.

O Ministério de Minas e Energia encaminhou à Casa Civil a análise de um pedido feito pela Chesf, subsidiária da Eletrobras, para reduzir a vazão da Usina Hidrelétrica Sobradinho de 800 metros cúbicos por segundo para 700 metros cúbicos por segundo.

O pedido visa preservar o reservatório da usina, que fica na bacia do Rio São Francisco, na Bahia. A redução da vazão dimui a quantidade de água que sai do reservatório. O encaminhamento foi feito durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) nesta quarta-feira (1º), em Brasília.

A falta de chuva na região Nordeste tem preocupado o setor elétrico. Segundo o comitê, mesmo com a redução de vazão, que precisa ser autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o reservatório da usina deve chegar no final do mês de novembro com 4,5% da sua capacidade de armazenamento. Sem a redução, o índice deve ficar em 2,7%.

Os reservatórios do Nordeste registram atualmente o mais baixo armazenamento do país. Eles fecharam o mês de agosto com nível médio de 19,2%. A região é a segunda maior produtora de energia do Brasil, atrás apenas das regiões Sudeste/Centro-Oeste, que formam um bloco único e fecharam o mês de agosto com armazenamento médio de 46%.

Já as regiões Sul e Norte apresentavam, no fim do mês passado, nível médio de água de 90,2% e 47,1%, respectivamente.

Apesar da falta de chuvas no Nordeste, o CMSE informou que o risco de deficit de energia em 2016 continua em 0% para as regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, onde estão a maioria das usinas hidrelétricas do Brasil.

Apagões
Durante a reunião, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as primeiras informações sobre o apagão que atingiu as regiões Norte e Nordeste no dia 30 de agosto. A causa da interrupção foi uma queimada de grandes proporções na região das linhas de transmissão que interligam as subestações Miracema e Colinas, em Tocantins.

O ONS também relatou o desligamento de duas linhas de transmissão que levou à interrupção de fornecimento de energia no estado do Rio de Janeiro. Segundo o CMSE, nos dois casos o ONS elaborará um relatório de análise de perturbação, conhecido como RAP, para detalhar as ocorrências e as causas das interrupções no fornecimento de energia.

Mercado livre
Durante a reunião do CMSE, o Ministério de Minas e Energia informou a intenção de realizar uma consulta pública para a expansão do mercado livre de energia. A consulta, informou a nota, tem como objetivo esclarecer o consumidor sobre o funcionamento do mercado livre, de estudar formas de ampliá-lo e de desenvolver ferramentas que permitam a inclusão de todo o mercado atualmente atendido mediante contratação regulada.

Hoje, os consumidores “comuns” de energia elétrica (residências, comércio e indústria de menor porte) são atendidos exclusivamente por concessionárias de distribuição, que têm o monopólio deste serviço na região em que atuam.

Fonte: G1 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS