NOTÍCIAS

ANA participa de encontro que debate desafios da bacia do rio Paranapanema (PR/SP)

Debate dos desafios da bacia do rio Paranapanema (PR/SP)

No dia 7 de junho, em Avaré (SP), o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Filipe Sampaio representou a instituição no 5º Encontro Integrado do Paranapanema. Esse evento é realizado até o dia 9 pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) com o objetivo de estabelecer o diálogo, a mobilização e a integração dos membros dos sete comitês de bacias hidrográficas instalados na bacia hidrográfica

Desafios Bacia Paranapanema

 

Citando as Salas de Crise da ANA como exemplos de instâncias de comunicação e integração, o diretor da Agência enfatizou o interesse da instituição de manter aberto o diálogo tanto com os comitês de bacia quanto com os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos. “A Lei nº 9.433 é a lei do diálogo. A ANA tem todo o interesse de fortalecer os comitês de bacia, de aprimorar os instrumentos de gestão, por meio dos diversos programas desenvolvidos e ofertados pela ANA aos estados, como o PROCOMITÊS e o PROGESTÃO, por exemplo”, destacou Sampaio.

A opinião do diretor da Agência foi compartilhada pelo governador honorário do Conselho Mundial da Água e presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB), Lupércio Ziroldo, que afirmou na abertura do Encontro que “sem diálogo, sem integração e sem comunicação não há aperfeiçoamento”.

Já o presidente do CBH Paranapanema, José Luiz Scroccaro disse que mesmo com tantos desafios trazidos pela crise hidroenergética de 2021, o comitê se articulou com a ANA e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e conseguiu vencer esse difícil período – marcado pelo baixo armazenamento dos reservatórios da Região Hidrográfica do Paraná, sendo que o rio Paranapanema (PR/SP) é um dos principais afluentes do rio Paraná.

 


LEIA TAMBÉM: PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS, HIDRELÉTRICA SERÁ ESTATIZADA POR UMA SEMANA


 

Também participaram da mesa de abertura: o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Everton Souza; o secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Luis Ricardo Santoro; o primeiro vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André d’Oliveira; e o presidente do CBH Pontal do Paranapanema e prefeito de Alvares Machado (SP), Roger Fernandes Gasques.

Realizado pelo CBH Paranapanema, o 5º Encontro congrega os membros dos sete comitês de bacias hidrográficas instalados na bacia hidrográfica: os CBHs paulistas do Alto, Médio e Pontal do Paranapanema; os comitês paranaenses Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro; e o Comitê Interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados e da União.

Durante o 5º Encontro serão discutidos temas de interesse da bacia, como: a integração das bases de dados de águas superficiais e subterrâneas e as ações a serem implementadas pelos estados para pôr em prática as ações do plano de recursos hídricos da bacia.

Bacia do Paranapanema

O rio Paranapanema nasce na Serra Agudos Grandes, em Capão Bonito (SP) e percorre 929 km até desaguar no rio Paraná. O curso d’água é usado para abastecimento, irrigação, navegação, geração de energia hidrelétrica, criação de peixes, lazer, entre outros usos. Mais do que uma divisa entre Paraná e São Paulo, o rio Paranapanema é um eixo de integração entre duas regiões homogêneas em termos de identidade social, cultural e econômica.

A bacia do Paranapanema abrange o sul de São Paulo e o norte do Paraná com uma área de aproximadamente 106 mil km², 247 municípios (115 em São Paulo e 132 no Paraná) e população de mais de 4,7 milhões de habitantes. O Valor Adicionado Bruto (VAB) dos municípios que possuem sede na bacia é de R$ 176 bilhões, sendo que 64% correspondem ao setor de serviços, 25% à indústria e 11% à agropecuária.

Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANA DEFINE TARIFAS PARA ADUÇÃO DE ÁGUA BRUTA DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO EM 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UNITED É A PRIMEIRA COMPANHIA AÉREA DOS EUA A COMPRAR COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO SUSTENTÁVEL NO EXTERIOR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS