NOTÍCIAS

CRM vai emprestar geradores elétricos para o sistema de água de Candiota/RS

“A instalação de geradores elétricos estacionários para os casos de falta de energia nos sistemas de abastecimento de água é assunto não consensual entre os técnicos do setor no Brasil e no mundo”

 

gerador

Imagem Ilustrativa

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) afirmou durante uma transmissão ao vivo no final da tarde do último domingo (31), de que na segunda-feira (1º) iria abrir negociações com a direção da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) para ao empréstimo por parte da estatal de dois geradores de energia que a empresa não está utilizando.

Naquele momento da live feita do alto dos tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA) do centro da cidade, Folador e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdenir Dutra, anunciavam a retomada do abastecimento de água após quase 24h de interrupção por conta da falta de energia elétrica iniciada no sábado à noite após um temporal.

Nesta segunda, conforme prometido, o próprio diretor-presidente da CRM, Melvis Barrios Júnior, durante um pronunciamento na Câmara de Vereadores, afirmou que a estatal estará emprestando em forma de comodato os dois geradores ao município. O comunicado ao Executivo já havia sido feito momentos antes numa reunião na Prefeitura.

Conforme explicou Folador na transmissão, um dos equipamentos precisa de conserto e o outro está funcionando. Eles serão instalados, segundo o prefeito, um na tomada de água bruta (barragem do outro lado da rodovia Miguel Arlindo Câmara) e outro junto à ETA. A instalação de geradores no sistema de água foi uma das promessas de campanha do atual governo. “Podem ter certeza que nossa administração vai honrar os compromissos que assumimos e vamos cuidar do tratamento da água”, disse na transmissão.


LEIA TAMBÉM: BIOGÁS É A SOLUÇÃO PARA CRISES DE ABASTECIMENTO ELÉTRICO?


Os detalhes técnicos da operação de conserto e instalação dos dois geradores, bem como as suas capacidades ainda não foram divulgados pela Prefeitura, assim como ainda não se tem um prazo para a execução do serviço.

Geradores

A instalação de geradores elétricos estacionários para os casos de falta de energia nos sistemas de abastecimento de água é assunto não consensual entre os técnicos do setor no Brasil e no mundo.

Em Candiota, os técnicos do governo anterior alegavam não ser viável o equipamento pelo alto custo. O atual governo, como visto, tem pensamento contrário.

A Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, por exemplo, argumenta poluição e custo elevado, não possuindo esse tipo de equipamento em seu sistema. Contudo, em 2015, a Odebrecht Ambiental, que opera o sistema de água de Uruguaiana (RS), instalou um grupo de geradores para serem acionados nos horários de pico e em caso de interrupções de energia elétrica.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISADORES DE MG APONTAM QUE ALGAS PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO DE ESGOTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MISTURADOR ESTÁTICO INTEGRADO WESTFALL PARA COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS