NOTÍCIAS

CRM vai emprestar geradores elétricos para o sistema de água de Candiota/RS

“A instalação de geradores elétricos estacionários para os casos de falta de energia nos sistemas de abastecimento de água é assunto não consensual entre os técnicos do setor no Brasil e no mundo”

 

gerador

Imagem Ilustrativa

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) afirmou durante uma transmissão ao vivo no final da tarde do último domingo (31), de que na segunda-feira (1º) iria abrir negociações com a direção da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) para ao empréstimo por parte da estatal de dois geradores de energia que a empresa não está utilizando.

Naquele momento da live feita do alto dos tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA) do centro da cidade, Folador e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdenir Dutra, anunciavam a retomada do abastecimento de água após quase 24h de interrupção por conta da falta de energia elétrica iniciada no sábado à noite após um temporal.

Nesta segunda, conforme prometido, o próprio diretor-presidente da CRM, Melvis Barrios Júnior, durante um pronunciamento na Câmara de Vereadores, afirmou que a estatal estará emprestando em forma de comodato os dois geradores ao município. O comunicado ao Executivo já havia sido feito momentos antes numa reunião na Prefeitura.

Conforme explicou Folador na transmissão, um dos equipamentos precisa de conserto e o outro está funcionando. Eles serão instalados, segundo o prefeito, um na tomada de água bruta (barragem do outro lado da rodovia Miguel Arlindo Câmara) e outro junto à ETA. A instalação de geradores no sistema de água foi uma das promessas de campanha do atual governo. “Podem ter certeza que nossa administração vai honrar os compromissos que assumimos e vamos cuidar do tratamento da água”, disse na transmissão.


LEIA TAMBÉM: BIOGÁS É A SOLUÇÃO PARA CRISES DE ABASTECIMENTO ELÉTRICO?


Os detalhes técnicos da operação de conserto e instalação dos dois geradores, bem como as suas capacidades ainda não foram divulgados pela Prefeitura, assim como ainda não se tem um prazo para a execução do serviço.

Geradores

A instalação de geradores elétricos estacionários para os casos de falta de energia nos sistemas de abastecimento de água é assunto não consensual entre os técnicos do setor no Brasil e no mundo.

Em Candiota, os técnicos do governo anterior alegavam não ser viável o equipamento pelo alto custo. O atual governo, como visto, tem pensamento contrário.

A Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, por exemplo, argumenta poluição e custo elevado, não possuindo esse tipo de equipamento em seu sistema. Contudo, em 2015, a Odebrecht Ambiental, que opera o sistema de água de Uruguaiana (RS), instalou um grupo de geradores para serem acionados nos horários de pico e em caso de interrupções de energia elétrica.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISADORES DE MG APONTAM QUE ALGAS PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO DE ESGOTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MISTURADOR ESTÁTICO INTEGRADO WESTFALL PARA COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »