NOTÍCIAS

Comunidade Quilombola é contemplada com Solução de Tratamento de Água da Funasa

O Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (Suest/TO), com o apoio técnico da equipe da Superintendência da Funasa do Estado do Pará (Suest/PA), concluíram a implantação de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano denominado Salta-Z, na Comunidade quilombola do Córrego Fundo I, localizado no Município de Brejinho de Nazaré/TO. A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) vai colaborar no monitoramento da água e fornecimento de insumos, que beneficiará nove famílias.

A Salta-Z, é uma tecnologia tradicional com baixo custo de implantação capaz de realizar o tratamento do recurso hídrico em água superficial e subterrânea para o consumo humano, compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.

Desenvolvida pelos técnicos de Saúde Ambiental da Suest/PA para atender reivindicações de comunidades ribeirinhas na aquisição de água potável de qualidade para o consumo humano, a alternativa faz utilização de filtros e dosadores artesanais.
Para os técnicos da Suest/PA, Eládio Braga e João Nunes, idealizadores do projeto, a proposta surgiu da necessidade de se apontar alternativa simplificada para o provimento de água com qualidade potável aos moradores da zona rural; item preconizado às diretrizes de universalização do saneamento básico (Lei nº 11.445/2007 Plansab – Plano Nacional de Saneamento Básico).
P

ara garantir a sustentabilidade dos serviços executados os técnicos da Funasa repassaram aos gestores, servidores e operador da Salta-z, as orientações técnicas e teóricas relacionadas ao controle da qualidade da água para o consumo humano. Além das ações de mobilização e educação em saúde ambiental com o propósito de sensibilizar a comunidade para a responsabilidade coletiva na conservação e manutenção da solução nas formas de armazenamento e manuseio correto da água. A ação contribui para a transformação de práticas saudáveis à promoção da saúde.

Os moradores da comunidade abraçaram a causa demonstrando satisfação com a instalação dos equipamentos, entre eles o Presidente da Associação Remanescente dos Pequenos Agricultores, José Lopes Sampaio, que abordou a importância da água tratada para a comunidade, principalmente para os mais velhos e crianças, que são os mais fracos e estão sujeitos as doenças. Agradeceu a Funasa pela iniciativa de levar benfeitorias as comunidades mais carentes.

A Superintendente Estadual Substituta, Selestina Delmundes Bezerra, presente no encerramento, destacou as ações da Funasa e sua satisfação em estar presente numa ação que parece simples, mas de grande relevância para a melhoria da saúde, por se tratar do tratamento da água em uma comunidade simples, mas participativa.

Fonte: www.funasa.gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS