NOTÍCIAS

Coca-Cola FEMSA Brasil é a nova empresa associada ao Consórcio PCJ

A empresa é uma das mais eficientes do país no consumo de água para fabricação de bebidas

 

coca-cola-femsa-pcj-0317

 

A Fábrica de bebidas Coca-Cola FEMSA Brasil, localizada no município de Jundiaí (SP), foi apresentada como nova empresa associada ao Consórcio PCJ, durante a 79ª Reunião Plenária da entidade que aconteceu na última sexta-feira, dia 17, em Nova Odessa (SP).

A empresa é uma das mais eficientes do país no consumo de água para fabricação de bebidas, além de ser a primeira entre as empresas privadas presentes na Bacia do Rio Jundiaí a filiar-se ao Consórcio PCJ.

Rodrigo Simonato, representante da Coca-Cola FEMSA Brasil, disse estar honrado por, finalmente, fazer parte do grupo de empresas associadas ao Consórcio PCJ. “Hoje estou corrigindo o que pode ser considerado um erro histórico da nossa corporação, por ter permanecido tanto tempo apenas acompanhando de longe as atividades desse importante Consórcio”, disse ele.

Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção

O grupo FEMSA opera a fábrica desde 2003, e possui 13 linhas de refrigerantes, 2 linhas de Suco Kapo e 1 linha de Bag in Box (refil para máquina de refrigerante). A produção da unidade abastece as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, Jundiaí e arredores, parte do interior do Estado, e eventualmente, algumas regiões de Minas Gerais.

A Coca-Cola FEMSA Brasil unidade de Jundiaí destaca-se entre os fabricantes brasileiros. Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção, a fábrica é uma das mais eficientes do país no consumo de água para fabricação de bebidas e referência mundial em relação à eficiência hídrica. A planta, em mais de duas décadas (1993-2014), reduziu de 6 para 1,4 litro a quantidade de água utilizada para cada litro de bebida produzida. Esse índice representa a quantidade do recurso utilizada em todo o processo produtivo e não somente a água que compõe o refrigerante.

Essa cultura de negócios, focada simultaneamente na geração de valor econômico e ambiental, não se manifesta apenas na adoção de procedimentos para economia e reuso da água em suas fábricas, como ocorre na unidade sediada no município de Jundiaí. A empresa também participa ativamente de iniciativas externas para aumentar a disponibilidade de água para a sociedade como um todo.

Exemplo desse compromisso: em 2015, o Sistema Coca-Cola no Brasil, composto por nove empresas engarrafadoras, alcançou a meta de devolver à natureza o dobro da água utilizada em seu processo produtivo, por meio de programas de reflorestamento e conservação de bacias hidrográficas e de eficiência e reuso do recurso hídrico nas fábricas.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Integrante do Grupo FEMSA (Fomento Econômico Mexicano), maior companhia de bebidas da América Latina, a Coca-Cola FEMSA produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país).

A empresa, maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo, também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil desde 2003, quando adquiriu a engarrafadora Panamerican Beverages Inc. Desde então vem ampliando seu território de atuação por meio de aquisições de outras franquias do Sistema Coca-Cola. Hoje, atua em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No país, são 42 centros de distribuição e 12 fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Sobre o Grupo das Empresas do Consórcio PCJ

O Grupo das Empresas Associadas é formada por grandes corporações nacionais e internacionais e tem forte representatividade junto à diretoria do Consórcio PCJ, onde ocupa três atuantes vice-presidências. A utilização de água das empresas associadas representa 80% do total do uso industrial das Bacias PCJ, garantindo grande respeitabilidade ao grupo.

As empresas passaram a participar do Consórcio PCJ em 1999 com o objetivo de integrar o segmento empresarial às atividades gerais do Consórcio PCJ, através de encontros técnicos periódicos e atividades de consultoria nas áreas de: gestão de recursos hídricos, saneamento, reflorestamento, resíduos sólidos, educação ambiental, elaboração de projetos e captação de recursos, mercado de carbono e reuso da água.

Atualmente, fazem parte do Grupo das Empresas Associadas, as corporações: Agrícola Monte Carmelo, Águas do Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, CPFL Renováveis, Coca-Cola FEMSA Brasil, CPIC Fiberglass, Dae Jundiaí, Elektro, Estre, Evonik, Goodyear, International Paper, Klabin, Odebrecht Ambiental, Petrobras, Pirelli, Raízen – Usina Costa Pinto e Usina Santa Helena, Rhodia Solvey Group, Sabesp, Sanasa Campinas, Unilever, Usina Furlan, Usina Ester, Valeo, WestRock e Ypê.

Foto: Tribuna de Jundiaí

Fonte: Consórcio PCJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS