NOTÍCIAS

Global Omnium reutiliza casca de laranja para aumentar a produção de biogás em ETEs

A Global Omnium apresentou na 16ª edição do Congresso Internacional sobre purificação em Delft, na Holanda, os resultados de um estudo realizado com o objetivo de determinar o efeito sobre a biomassa da codigestão de resíduos de laranja.

biogas-ete

María José Tárrega e Pau Granell da companhia Global Omnium foram os palestrantes que apresentaram o estudo – Fonte: Global Omnium

Este resíduo contém o agente antimicrobiano D-Limoneno, sendo importante para conhecer a reação nos digestores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

O uso de resíduo de laranja na codigestão em digestores de ETE responde, por um lado, à necessidade de encontrar resíduos biodegradáveis que estão nas proximidades das instalações, para poder aumentar a produção de biogás e, assim, maximizar as instalações e recursos disponíveis, no âmbito da economia circular. Por outro lado, apresenta a oportunidade para que o produtor e o gestor de resíduos o valorizem.

Pesquisas iniciais realizadas em laboratório, em seguida, nas estações de tratamento de Quart-Benàger e Gandia-La Safor, na Espanha

A pesquisa foi realizada em primeiro lugar em escala laboratorial e, uma vez que não foi detectada nenhum impacto negativo na biomassa, em escala real nas ETEs de Quart-Benàger e em Gandía-La Safor. Os resultados mostraram que o resíduo de laranja tem alto potencial de uso na codigestão e, nenhuma condição microbiana foi detectada devido à presença de D-Limoneno.

Os experimentos de laboratório consistiram em uma série de ensaios em reatores anaeróbios em batelada com lodo da ETE e resíduo de laranja em diferentes concentrações (0,06; 0,11; 0,24; 0,47 e 0,95 KgSV/m3.dia), a fim de determinar a dose ideal onde ocorra uma maior produção de metano.

casca-laranja-biogas-ete

María José Tárrega em Delft

No seu aumento de escala, os digestores permaneceram estáveis sob a introdução de resíduos de laranja. Este trabalho poderia ser desenvolvido graças ao conhecimento adquirido com o projeto ECOdigestion, co-financiado pela União Europeia através do programa LIFE (LIFE13ENV / ES / 000377: Automatic control system to add organic waste in anaerobic digesters of WWTP to maximize the biogas as renewable energy).

Uma vez conhecidos estes resultados, observou-se um aumento da relação ácido/alcalinidade volátil e uma redução da percentagem de metano na ETE de Quart-Benàger, associada ao uso de outros resíduos como co-substrato durante o período de experimentação.

global

Referência: Global Omnium, adaptado por Portal Tratamento de Água

Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS