NOTÍCIAS

Com 29,5%, Cantareira preocupa e repete cenário pré-crise hídrica (1)

Com 29,5%, Cantareira preocupa e repete cenário pré-crise hídrica

Reservatório do Sistema Cantateria opera em nível mais baixo desde 2015; Sabesp ampliu para 10h a redução de pressão na Grande SP

O Sistema Cantareira registrou neste domingo (21) apenas 29,5% da capacidade, o menor nível para setembro em dez anos, segundo dados da Sabesp. O índice é inferior ao observado às vésperas da crise hídrica de 2014 e 2015. Na sexta-feira (19), diante da estiagem, a Sabesp anunciou a ampliação do horário de redução de pressão na Grande São Paulo, medida adotada para conter perdas por vazamentos. O período, que era de 8 horas, passou a ser de 10h, e agora a redução ocorre das 19h às 5h.

Nos últimos dez anos, a situação mais próxima foi em 2022, mas naquele ano os demais reservatórios do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) estavam em condição mais favorável, com 41,6% de armazenamento. Hoje, o índice do conjunto é de 32,1%.

Cantareira: crise hídrica em 2013

Em 2013, um ano antes da crise hídrica, o Cantareira marcava 42,5% da capacidade. O verão seguinte, muito seco, impediu a recuperação do manancial e agravou o abastecimento em toda a Grande São Paulo.

A integração entre os sistemas, feita após a crise, é considerada uma das principais garantias contra um colapso. As obras permitem o remanejamento de água entre os reservatórios, reduzindo os riscos de desabastecimento imediato.

Até agora, setembro registrou apenas 0,2 mm de chuva, diante da média histórica de 79,5 mm. Em agosto, o acumulado foi de 5,1 mm, também bem abaixo da média de 34,2 mm.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Fonte: Giro


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS