NOTÍCIAS

O Removedor de Lodo da BIOSIS evita o desperdício de milhões de litros de água em Santa Catarina

A BIOSIS Saneamento Ambiental iniciou a operação de mais um Removedor de Lodo Submerso, desta vez, instalado na Estação de Tratamento de São Francisco do Sul em Santa Catarina.

Este equipamento tem a função de remover o lodo sedimentado no decantador em tempo real, acabando com a necessidade de esvaziar o tanque para as longas limpezas manuais, economizando milhões de litros de água tratada

Biosis Removedor Lodo

Foto Divulgação Biosis (O Removedor de Lodo evita o desperdício de milhões de litros de água)

O Removedor de Lodo Submerso da BIOSIS também evita o contato direto dos colaboradores da ETA com material químico e biológico.

 

Biosis

Foto 1 – Divulgação Instalação certificada pela BIOSIS Saneamento Ambiental

Funcionamento do Equipamento

Removedor de Lodo Submerso opera por sucção, aspirando o lodo sedimentado no fundo do decantador evitando seu acúmulo. O volume gerado pela precipitação de floculados é removido do tanque através de tubulação de afastamento abaixo da linha d’água, de forma rápida, segura e higiênica.

Tecnologia Exclusiva

Apresentamos uma tecnologia inovadora em um equipamento robusto, durável que demanda baixa manutenção. É composto por uma estrutura submersa de tubos, perfis e cabos em aço inoxidável, que se movimentam pela extensão do tanque de decantação.  

Como funciona o Removedor de Lodo Submerso? 

A movimentação ocorre sobre rodízios, dispensando o uso de trilhos e tubos telescópicos o que evita travamentos, descarrilamentos e empenamentos.


LEIA TAMBÉM: BIOSIS LISTA VANTAGENS DE INSTALAR UM SISTEMA DE AERAÇÃO POR AR DIFUSO


Especificações Técnicas

Removedor de Lodo é modular e supre qualquer tanque de decantação retangular de ETA com o mínimo de alteração. Cada estrutura submersa pode ter largura de 3,0 m a 9,0 m e atende a um comprimento de tanque de até 40 m, atuando como módulo independente. Tanques maiores são cobertos utilizando uma combinação de módulos individuais. As estruturas submersas ocupam menos de 0,3 m de altura em relação ao fundo do tanque, portanto podem ser instaladas em decantadores de alta taxa equipados com módulos de decantação, sem qualquer interferência estrutural.

Sistema Automatizado

Apresenta operação simples e flexível. Cada equipamento possui seu próprio painel de controle equipado com CLP e interface IHM de alta tecnologia que permite parametrização da rotação do variador de velocidade do motor e dos tempos de parada da unidade submersa, tanto na ida quanto na volta, além de controlar a atuação da válvula de descarga do lodo. Opcionalmente, para instalações que demandam diversas unidades em operação conjunta, existe a possibilidade de instalar um painel controlador geral, aumentando o nível de automação do processo.

Biosis Equipe

Foto 2 – Divulgação Equipe BIOSIS esteve presencialmente para treinamento dos colaboradores da ETA

A Equipe BIOSIS visitou a ETA em São Francisco do Sul e realizou um treinamento intuitivo e interativo com os profissionais responsáveis pela operação do equipamento durante 3 dias.

O Removedor de Lodo Submerso da BIOSIS Saneamento Ambiental remove até 35 mil litros de lodo por hora, de forma automática, tornando possível elevar a qualidade da água, economizar recursos hídricos, elétricos, financeiros, operacionais, tudo isso enquanto mantém a estabilidade da distribuição da água para a população.

Fonte: Biosis


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MOVIMENTO+ÁGUA BUSCA UNIVERSALIZAÇÃO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HIDROGÊNIO E O FUTURO ENERGÉTICO DA EUROPA: CAMINHO ESCOLHIDO, MAS COM ALGUNS DESAFIOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS