NOTÍCIAS

Novo método ajuda a detectar biocontaminantes que são facilmente transmitidos pela água

Este método inovador tem grandes vantagens em relação aos utilizados até agora, uma vez que a síntese da fase sólida (parte do processo de filtração) é barata, simples e sustentável

 

agua

Imagem Ilustrativa

 

Carolina Belenguer e EnricPellicer, do Departamento de Química Analítica da Universidade de Valência na Espanha, desenvolveram no último ano um novo método para a detecção de bifenilos policlorados (PCBs) em amostras de água. Trata-se de uma inovação de grande importância porque facilita a detecção destes Poluentes Orgânicos Persistentes (POP), que são nocivos para o ambiente e a saúde humana, e causam o desenvolvimento de certos tipos de cânceres.

Os POPs são compostos altamente estáveis e que persistem no ambiente dado a sua bioacumulação e o seu aumento exponencial ao longo da cadeia alimentar, causando graves efeitos adversos na saúde humana e no ambiente. Além disso, a Organização Mundial de Saúde classificou-os como compostos de alta prioridade no seu tratamento. Os PCB fazem parte deste grupo, são poluentes ambientais amplamente utilizados na indústria que podem ser encontrados principalmente na carne, peixe e outros produtos do dia-a-dia. Podem causar certos tipos de cânceres, sendo as crianças e as mulheres grávidas os principais grupos de risco.


LEIA TAMBÉM: NANOTECNOLOGIA CONECTA EMBRAPA E UNIVERSIDADE COLOMBIANA PARA DETECÇÃO DE POLUENTES NA ÁGUA


Os pesquisadores da Universidade de Valência concentraram-se no desenvolvimento de um método em que a água contaminada é filtrada e os bifenilos policlorados são retidos. O material absorvente utilizado consiste em sílica modificada com moléculas de ciclodextrina, o que facilita a extração seletiva de contaminantes para a sua posterior detecção por cromatografia gasosa com detector de captura de elétrons (GC-ECD). Este método permite a separação de compostos com base na sua volatilidade e é conhecido por ser muito sensível aos compostos halogenados.

“Nas últimas décadas, o desenvolvimento industrial e social levou a um aumento exponencial da poluição ambiental. Embora exista legislação suficiente a este respeito, existem ainda muitos poluentes que, devido às baixas concentrações em que são encontrados, não são regulamentados e, por conseguinte, a sua presença não é monitorizada regularmente, em parte devido à dificuldade de os detectar e quantificar. No entanto, são prejudiciais à saúde humana e por isso, a investigação no campo da Química Analítica tem um papel fundamental a desempenhar, com procedimentos experimentais cada vez mais rápidos, viáveis e sustentáveis” diz Carolina Belenguer.

Este método inovador tem grandes vantagens em relação aos utilizados até agora, uma vez que a síntese da fase sólida (parte do processo de filtração) é barata, simples e sustentável porque pode ser reutilizada pela sua estabilidade e resistência à temperatura. Por outro lado, o tempo utilizado na análise é curto e permite detectar níveis muito baixos de PCB. Contudo, apesar da sua especificidade, o método não é completamente seletivo, razão pela qual certas famílias de outros poluentes poderiam interferir e dificultar a quantificação dos PCB.

Fonte: Smart Water Magazine

 

Tradução e adaptação – Renata Mafra

renata@tratamentodeagua.com.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MUDANÇAS NO USO DO SOLO SÃO PRINCIPAL FATOR DE DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS RIOS NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FIOCRUZ ANALISA 400 AMOSTRAS DO ESGOTO DE NITERÓI/RJ EM BUSCA DO NOVO CORONAVÍRUS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS