NOTÍCIAS

Bio-Manguinhos contribui para o combate à febre amarela nas Américas e África

Embora a situação no Brasil esteja controlada, várias regiões em todo o mundo precisam de ajuda humanitária no combate à febre amarela para evitar óbitos e Bio-Manguinhos/Fiocruz segue com essa missão

Bio-Manguinhos Febre Amarela

A febre amarela é uma arbovirose que está dentro da lista das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs). A denominação “negligenciadas” é uma menção ao fato de que essas doenças são as que menos recebem investimentos em pesquisas, produção de medicamentos e vacinas, mesmo sendo as que mais matam no mundo. No entanto, a principal forma de combater a doença é através da vacinação.

Embora a situação no Brasil esteja controlada, várias regiões em todo o mundo precisam de ajuda humanitária no combate à febre amarela para evitar óbitos e Bio-Manguinhos/Fiocruz segue com essa missão. Segundo dados da OPAS, em 2021, três países nas Américas (Brasil, Peru e Venezuela) notificaram casos confirmados de febre amarela. As comunidades indígenas e outras populações vulneráveis com exposição silvestre, que residem dentro e ao redor das áreas silvestres afetadas, estão particularmente em risco.

O Instituto tem sua vacina pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2001, o que a torna apta a ser adquirida pelas Agências das Nações Unidas. De janeiro a julho de 2022, o Instituto exportou 4.184.200 doses da vacina de febre amarela para 13 países das Américas e África. Uma região próxima dos brasileiros que conta com nossa ajuda é a Venezuela. Enviamos uma remessa de 250 mil doses em julho, reforçando as ações locais permanentes de prevenção da doença.


LEIA TAMBÉM: FIOCRUZ INAUGURA UNIDADE DE PESQUISA DE VÍRUS MIRANDO “FUTURAS EMERGÊNCIAS”


 

Há um esforço global para vacinar a população africana e Bio-Manguinhos faz parte desse trabalho. Foram exportadas quase 1,5 milhão de doses para a República do Congo, onde foi lançada, recentemente, uma campanha de imunização em massa que visa alcançar mais de 93% da população. O imunizante salva cerca de 60 mil vidas na África, todos os anos.

Casos da doença nas Américas

De acordo com o Ministério da Saúde, entre julho de 2021 e maio de 2022, foram notificadas 1.093 epizootias (ocorrência em animais) suspeitas de febre amarela, das quais 25 (2,3%) foram confirmadas por critério laboratorial. No mesmo período, quatro casos da doença foram confirmados em humanos. A transmissão do vírus entre primatas foi registrada no Pará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cenário que sinaliza a circulação ativa do vírus nesses estados e o aumento do risco de transmissão aos humanos durante o período sazonal. Os casos humanos confirmados tiveram local provável de infecção no Pará e em Tocantins.

Segundo dados da OPAS, entre 2019 e 2020 a cobertura vacinal de febre amarela nas Américas diminuiu em nove dos 13 países e territórios com áreas endêmicas. Em 2020, a cobertura vacinal, que deve ser superior a 95%, não foi alcançada em 11 países. Ademais, sete países (Argentina, Bolívia, Brasil, Ecuador, Panama, Peru e Suriname) tiveram menos de 80% de cobertura da doença.

Fonte: Bio-Fiocruz


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VALE IRÁ TIRAR 50% DOS REJEITOS DE BARRAGEM EM MACACOS ATÉ FIM DO ANO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FÓRUM DE BIOECONOMIA E SUSTENTABILIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS