BIBLIOTECA

Tratamento de água e esgoto

A ideia de que a contaminação da água de abastecimento público por alumínio simplesmente não pode ocorrer porque esse metal se precipita durante o processo de floculação, depositando-se no logo de fundo das estações de abastecimento de água (ETA) não encontra respaldo na experiência internacional.

Alumínio na Água de Abastecimento X Experiência Internacional

A idéia de que a contaminação da água de abastecimento público por alumínio simplesmente não pode ocorrer porque esse metal se precipita durante o processo de floculação, depositando-se no logo de fundo das estações de abastecimento de água (ETA) não encontra respaldo na experiência internacional.

Contaminação e tratamento da água

Na maior parte do planeta a fonte mais comum de contaminação da água bruta é o esgoto humano em especial por parasitas fecais patogénicos.

Tratamento de Água

A água foi é e sempre será muito importante para a vida dos seres vivos, afinal alguns vivem nela e outros precisam dela para viver.

O acesso à água: uma questão de direito

“O acesso à água de qualidade é um direito humano básico que necessita ser efetivado para toda a população. A violação desse direito deve ser reparada de forma imediata”.

O lixo dos outros e o nosso

Se já não bastassem a expressiva geração de lixo e o fato de não haver um sistema de destinação ambientalmente adequado, privilegiando medidas de minimização indissociáveis de políticas de reciclagem, recuperação e reutilização, o Brasil ainda tem que lidar duramente com um crime ambiental, ou seja, a chegada clandestina de lixo estrangeiro pelos nossos portos.

Abaixo o desperdício

O Brasil, entre outros desafios, enfrenta a cultura do desperdício da população, e está disposto a vencer esse obstáculo

Prevalecerá a lógica do descarte de resíduos?

A recente polêmica em relação ao uso de sacolas plásticas pelo varejo merece algumas considerações. Condena-se o material pelo fato de se encontrar essas sacolas em ruas, aterros, rios e praias, mas não há uma clara condenação de dois outros fatores que contribuem para essa situação: o sujeito da ação, aquele que deposita a sacola no meio ambiente e a cultura do resíduo descartável.

Sustentabilidade em obras de Aracaju

Este texto tem como objetivo avaliar a sustentabilidade, considerando-se as dimensões econômicas, sociais e ambientais de uma obra de condomínio vertical, com fins residenciais, em alvenaria estrutural, tipologia executada com frequencia em Aracaju para o público com renda de até cinco salários mínimos, pelos diversos tipos de financiamento da Caixa Econômica Federal.

Água: insumo essencial

Fabricantes ivestem no tratamento de efluentes e em tecnologias de reúso para ganhar eficiência

O lixo é um saco

O Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, lançou uma campanha de conscientização cidadã sobre o grave problema ambiental gerado pelos sacos plásticos utilizados nos supermercados. Distribuídas gratuitamente, as sacolas foram utilizadas inicialmente para transportar os insumos para alimentação e posteriormente, na sua grande maioria para acondicionar lixo.

As guerras pela água

Muitos conflitos são provocados ou agravados por escassez de água. Conflitos do Chade a Darfur, no Sudão; da Somália ao Deserto Ogaden, na Etiópia e em áreas no Iêmen, Iraque, Paquistão e Afeganistão, acontecem num grande arco de terras áridas onde a escassez hídrica provoca colheitas ruins, morte de gado, extrema pobreza e desespero.

Prazo para certificação termina em março de 2010

Nos últimos anos, a Abrafipa tem alertado de forma constante o mercado sobre a necessidade de certificação de produtos, medida imposta pelo Inmetro através da portaria 93, publicada em 15 de março de 2007 no Diário Oficial da União.

Processo biológico remove sulfatos descartados por indústrias

A utilização de processo biológico de remoção de sulfatos (SO4-2) pela via anaeróbia serviu de base para desenvolvimento de um reator biológico, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, destinado ao tratamento de efluente de indústria química contendo alta concentração de sulfatona.

Meio ambiente e sustentabilidade exige pensar em conhecimento

Meio ambiente, proteção florestal, mudanças climáticas, Copenhaguen, G-8, desmatamento, Bill Clinton no Brasil e sustentabilidade podem ser consideradas as grandes chamadas nesta semana, ainda mais com o dia do meio ambiente. E eu me pergunto o que o pessoal que mora em Bonsucesso pensa sobre isso

Temos de parar agora de comer os oceanos

Os oceanos são como a galinha dos ovos de ouro. Enquanto ela estava viva, botava um ovo dourado a cada dia, mas depois o agricultor ganancioso decidiu matá-la para obter todo o ouro de seu interior, mas nada encontrou, e a galinha não botou mais seus ovos porque estava morta. Durante séculos, os oceanos têm alimentado a humanidade.

Riscos no Saneamento

Passados pouco mais de dois anos da promulgação da lei nacional de diretrizes para o saneamento básico, o setor ainda encontra importantes dificuldades na adaptação ao novo ambiente institucional.

Combate à escassez

Conhecida mundialmente como osmose inversa ou ainda erroneamente como osmose reversa – o termo original deriva do inglês reverse osmosis –, a técnica de dessalinização com uso de membranas, desenvolvida em 1850 pelos pesquisadores Pfeffer e Traube, caiu nas graças do público apenas a partir da década de 60.

Tratamento de água? É tudo a mesma coisa!!!

O ser humano tem uma tendência interessante, mas às vezes perigosa, de querer simplificar as coisas. Nesse nosso setor de águas e efluentes é muito comum nos depararmos com pessoas (e empresas) que imaginam que existe um tipo padrão de tratamento de água capaz de resolver qualquer situação. Em geral, esse pessoal acaba se envolvendo em episódios bem desagradáveis.

Sistemas de Filtração

Neste trabalho procuramos comparar dois processos de filtração dentre os existentes, o leito de secagem e o filtro prensa.

Essa água é boa pra beber?

Na verdade, o que a pessoa está querendo saber é se a tal água pode ser ingerida sem causar-lhe nenhum dano à saúde. E, para tanto, não podem existir subjetivismos do tipo “água boa” ou “água ruim”. Existe sim, o conceito técnico e preciso de “água potável”.

A Importância do Tratamento de Água em Caldeiras e Sistemas de Resfriamento

Uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor, normalmente utilizado para a produção de trabalho mecânico em turbinas (vapor superaquecido) ou em processos de aquecimento, nos quais se emprega o vapor saturado. Independentemente de sua utilização, a qualidade do vapor nessas operações é fundamental, sendo dependente de um correto dimensionamento das linhas de distribuição, purgadores, válvulas, acessórios e, principalmente, de uma boa qualidade da água utilizada para gerar este vapor.

Resinas de Troca Iônica Especial – Remoção de Boro

O boro é potencialmente prejudicial à saúde quando presente na água potável. Apesar de não existir informações precisas até o momento, acredita-se que o teor do boro não deve exceder a 0.5 mg/L como B (0.5 ppm) na água potável.

Monitoramento analítico on line de águas industriais

Existem vários processos industriais onde a água exerce uma função primordial. Elementos básicos com tratamento de água de alimentação de equipamentos, geração de vapor, condensação e tratamento de efluentes estão sempre presentes.

Planejar saneamento é responsabilidade de todos

A Lei 11445, que estabeleceu a política de saneamento no país, acaba de completar dois anos de vigência. No entanto os seus efeitos apenas lentamente começam a se produzir entre eles o que se refere ao planejamento das ações de saneamento.

PL quer acabar com poluidor-pagador

O Projeto de Lei 4173/08, do deputado Juvenil (PRTB-MG), tira do Código Civil (Lei 10.406/02) a previsão de ressarcimento dos danos causados a terceiros por quem polui águas de uso comum. O deputado afirma que esse dispositivo, incluído no código em 2002, “representa um retrocesso, por admitir a figura do poluidor pagador”.

Filtração é rica na indústria alimentícia e de bebidas

As indústrias de transformação englobam diversos setores, como alimentos e bebidas, produtos químicos, metalurgia, veículos automotores, papel e celulose, plásticos e borrachas, entre outros. Tendo em conta o Produto Interno Bruto das indústrias de transformação, a participação do segmento de alimentos e bebidas é bastante relevante, com uma fatia ao redor de 15%. Além disso, o setor também apresenta crescimento importante. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção física de alimentos e bebidas cresceu de fevereiro de 2008 em relação a fevereiro de 2007, 5,16% e 4,35%, respectivamente.

MBR: nova tecnologia para tratamento de efluentes

A atual situação e a possibilidade de escassez dos recursos hídricos apontam para a necessidade do uso de tecnologias voltadas para o tratamento da água. É através desses novos adventos que se obtém, também, efluentes tratados que atendem não só aos padrões mundiais para que a água retorne aos copos d’água, mas também para seu reúso. Com toda a posição de racionamento desse bem natural, o custo tende a ficar cada vez mais elevado, conforme previsto em lei. Por conta disso, o mercado de água de reúso tem um futuro promissor e representa um potencial a ser explorado, tanto na agricultura quanto em empresas, onde a demanda de água não potável é grande.

Recuperação de óleos hidráulicos

Um assunto cada vez mais na moda, a recuperação de óleos de sistemas hidráulicos e de lubrificação em equipamentos industriais é um tema que, apesar de simples, é tratado com pouco cuidado por muitas empresas. A começar pela decisão em descartar óleo que pode continuar a ser usado, devido à cultura de se trocar por tempo e não por condição.

Desperdício de Água

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, no começo de 2008, dados assustadores sobre o desperdício de água no Brasil. Segundo levantamento feito pela ANA, cerca de 40% da água retirada do subsolo do país é desperdiçada. Cerca de 840 mil litros são recolhidos dos rios e do subsolo a cada segundo. Dividindo-se esse total pela população de 188,7 milhões de brasileiros, chega-se a um consumo médio de 384 litros diários por habitante, mas, na verdade, o número é bem menor, situando-se em torno de 384 litros. Do ponto de vista do consumo, a quantidade situa-se em patamar mais modesto: o relatório de Desenvolvimento Humano 2006 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) afirma que o gasto médio diário da nossa população é de 185 litros. 199 litros são destinados à agricultura, à pecuária e à indústria e 150 litros – o que é assustador – desperdiçados. Adicione-se a esses números a água utilizada diariamente em residências, irrigação de jardins e limpeza de calçadas (e automóveis), em torneiras abertas por tempo superior ao necessário e em descargas prolongadas, e teremos números alarmantes. Em artigos já publicados nesta página, fizemos referência a procedimentos conhecidos e colocados em prática em alguns lugares, para economizar água. É o caso da irrigação por gotejamento na agricultura e do reúso ou reaproveitamento de água, na indústria; e de torneiras e descargas com emissões limitadas, como já existem em algumas instalações sanitárias de estabelecimentos comerciais. Outras iniciativas importantes, como deixar de utilizar água para lavar veículos e calçadas, dependem de uma ação de esclarecimento às pessoas, por meio de campanhas educativas.

Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas. Uso consciente da água pode evitar desperdício

Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2.500 piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de litros de água). E a culpa neste caso, não é do consumidor. A perda de cerca de seis bilhões de litros – o suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas – acontece entre a retirada dos mananciais e a chegada às torneiras. Matéria de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 24/03/2008.

Estâncias Hidrominerais do Brasil

O Brasil possui alguns Circuitos das Águas ou de Estâncias Hidrominerais de prestígio internacional, como em Minas Gerais, o mais famoso das Águas Carbogasosas de Caxambu, São Lourenço, Cambuquira e Lambari, assim como o das Águas Termais Radioativas Sulfurosas de Araxá e Poços de Caldas, Caldas, Pocinhos do Rio Verde e Patrocínio. Na Bahia, um dos primeiros hospitais termais das Américas surgiu no Vale do rio Itapicurú,

Campo Grande debaixo d´água

O brasileiro sempre se orgulhou em dizer que seu país não tem vulcões, terremotos e até 2004, antes do Catarina – fenômeno que atingiu a costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – podia falar que não havia furacões.

Água e macarthismo

Segundo o dicionário “Houaiss”, o macarthismo é uma “prática política que se caracteriza pelo sectarismo, notadamente anticomunista, inspirada no movimento dirigido pelo senador Joseph Raymond MacCarthy (1909-1957), durante os anos de 1950, nos EUA”.

ONU denuncia a crise da água

O mundo possui muitas fontes de água potável, apesar de estar má distribuída. Entretanto, de acordo com o “2º Relatório da ONU sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo”, gestões equivocadas, recursos limitados e mudanças climáticas geraram sérios problemas para 1/5 da população do Planeta o qual não possui acesso algum à água potável e 40% não dispõe de condições sanitárias básicas.

Cultivando água boa

Quem acompanhou meus textos anteriores talvez tenha tido a impressão de pessimismo, de que estamos chegando tarde demais e de que vamos ao encontro do pior. Na verdade somos realistas.

Tratamento de drenagem ácida de mina

O carvão mineral é a maior fonte de energia não renovável no país. As maiores reservas de carvão estão localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com 28,8 bilhões, 3,4 bilhões e 100 milhões de toneladas, respectivamente.

Soldagem em vaso de pressão

Quando se fala em vaso de pressão, podemos considerar desde a mais simples panela de pressão até os mais complexos equipamentos utilizados na indústria, como a maioria dos filtros